Regras novas do Nyah e o efeito "Telefone sem fio"

quinta-feira, setembro 20, 2012
Primeiramente: cara, se você não é do staff do Nyah e está lendo isso, pare tudo o que está fazendo, se ajoelhe, eleve suas mãos para o céu e agradeça a Deus (ou a Zeus, ou a Odin, à Shiva ou a qualquer outra divindade que você acredite).

Estamos prontos para remover uma categoria de maior circulação do site, Bandas, por utilizar personagens reais e tudo o mais. Mas não vim aqui para discutir motivos, expôr minha opinião ou criticar quem quer que seja. Não pessoalmente, pelo menos. Venho apenas para comentar um fenômeno quase universal, que pode acontecer com todos os sites e com todo mundo de vez em quando, mas que SEMPRE PARECE QUE ACONTECE NO NYAH O TEMPO INTEIRO.
Trata-se do efeito "telefone sem fio".
É aquela brincadeira clássica em que um número X de pessoas (de preferência, X é um número alto) senta-se em um círculo, geralmente no chão, e um deles pensa algo e fala baixinho para que somente a pessoa ao lado ouça e, então, essa pessoa vai repassando a mensagem baixinho para quem está do lado, essa outra passa para a outra do lado e assim sucessivamente até que a mensagem volta pro emissor e, geralmente, totalmente diferente do que ele quis dizer realmente.
Isso que andou acontecendo no Nyah ultimamente.
Tudo começou há alguns dias quando eu acessei o Twitter oficial do site para dar alguns avisos. Há alguns meses, deletamos a categoria Personalidades, mas algumas pessoas ainda continuavam postando. Claramente, pessoas que não liam as regras antes de aceitar os termos e postar a fic no site.Ainda assim, resolvi twittar paar que as pessoas dessem RT e o aviso de que não aceitamos esse tipo de conteúdo chegasse ao máximo de pessoas possível.
A mensagem era esta aqui:



Como vocês puderam notar, logo vieram as perguntas "Como assim personalidades?", "Que personalidades?", "Desde quando isso?", mas não printei todas por motivos óbvios (muitas perguntas).
Então, continuei:


  

 Como não é uma regra nova, lembrei a necessidade de todo mundo ler sempre as regras pra ficar atualizado. O que me deixa mais puta da cara é que sempre abre uma página com as regras antes do formulário de postar uma história. Quando você clica em "Sim, minha história está dentro das regras e desejo postá-la", você está dizendo que, em teoria, sua fic não viola regra nenhuma (dã!) e, como tem na página de regras, caso isso seja mentira, a moderação pode tomar as providências cabíveis não sendo necessário sequer um aviso formal antes da deleção. Mentira? Vá lá e leia, pequeno gafanhoto.
Sobre o nome do site, discutiremos mais adiante...

Continuando, a moderação não é nenhuma escrota, como insistem em dizer, portanto não deletamos nada ou tomamos uma decisão sem antes comunicar a ninguém. Mesmo que as pessoas não entendam, como vocês verão na próxima imagem.






Vale a pena lembrar que isso aconteceu dois dias antes do Seiji comunicar a decisão de remover a categoria de Bandas e, apesar de eu saber que isso iria acontecer em algum momento, eu não sabia que seria logo no dia 16/09, portanto, para mim, até aquele momento, a única verdade era Atores e atrizes, fora, Bandas, liberado. Mas tinha gente já dando RT aleatoriamente e repassando a notícia de forma errada. Logo chegaram pessoas perguntando porque não podia mais fics de cantores:




E essa é a questão: realmente não é justo deletar uma categoria de pessoas reais e deixar outra. Essa foi uma das razões para a decisão do Seiji ser adiantada. Mas é engraçado que quando deletaram personalidades, gente que hoje faz até petição online pra Bandas voltar, estava comemorando.

É, o mundo dá voltas.


"Mas vocês não são maria-vai-com-as-outras?"
Pensem bem: se não houvesse uma ameaça real de algum problema sugir, vocês acham que dois dos sites de maior circulação removeriam essas categorias?


Aí volto pra questão ali de cima. Muita gente já chegou na voadora de dois pés "então a porra do nome desta merda está errada, sem pessoas reais não existe FICÇÃO CRIADA POR FÃS, o nome vai sert Fiction agora".
Pare de reclamar e leia o tweet abaixo:



Seguindo a tia Wiki (minha tia mais inteligente, o orgulho da família), Fanfic é ficção criada por fãs de LIVROS, JOGOS, FILMES, DORAMAS, SERIADOS, NOVELAS e pessoas reais. Como pessoas reais, não pode mais, apenas uma vertente das fanfictions foi proibida. Se você é fã, por exemplo, de Vampire Diaries, poderá criar ficções sobre os personagens e o universo da série normalmente (pelo menos até a autora proibir formalmente, como a Anne Rice fez). Continuará sendo uma FICÇÃO DE FÃ, e pode ser postada sem problemas.
Agora, se você está querendo fazer uma FICÇÃO DE FÃ sobre o Ian e a Nina, não pode mais. Pessoas reais = adeus, fanfic. Personagens fictícios = olá, fanfic, seja bem vinda, fique a vontade e consiga muitos reviews (mas não mande propaganda por MP, peloamordeDeus).


Dei todo esse "arrodeio" para chegar ao ponto chave do post. Acompanhei a rage desde o início e fiquei abismada como o desespero (ou a vontade de polemizar, pura e simplesmente) altera a compreensão das pessoas.
Primeiramente, deixei claro que apenas as história com pessoas reais que não fossem do mundo musical seriam deletadas. Ainda assim, o pessoal não entendeu e tive que, praticamente, desenhar o negócio. Muitas pessoas começaram a atacar, ameaçar sair do site e EXIGIR uma justificativa. Explicamos tanto quanto podemos, mas nem tudo pode ser divulgado, aceitem isso. Mesmo porque muitos querem a motivação apenas para rebater contra e exigir a volta das personalidades e bandas DE QUALQUER JEITO, mas não dá pessoal. Foi necessário. Superem, move on, get a life.

Outro problema: MUITA GENTE já chegou perguntando "por que o site só vai aceitar originais?", sendo que EM NENHUM MOMENTO, isso foi divulgado nas notas. Mais uma vez, a notícia se espalhou tanto e de uma forma totalmente distorcida que um "Vamos deletar personalidades" virou um "Vamos deletar personalidades e bandas". E depois um "Vamos deletar personalidades e bandas" virou um "Vamos deletar todas as fanfics, agora o site é de originais". Gente, por favor.
Leiam a notícia inteira uma, duas ou três vezes, quantas forem necessárias para ENTENDER o que está sendo dito. E quando forem perguntar, por favor, sejam respeitosos. Mandar a moderação enfiar o dedo no cu e rasgar não ai fazer a regra ser alterada. Só vai fazer você parecer uma criança mimada e birrenta. E, ainda por cima, é baixar demais o nível da discussão.
Quando ouvir um boato, VENHA PERGUNTAR DIRETAMENTE A NÓS SE ISSO É VERDADE MESMO de forma educada e você será respondido respeitosamente. Agora ouvir um boato (que se foi espalhado porque a pessoa não entendeu ou porque queria se aproveitar do fator desespero alheio pra conseguir o que queria, não cabe a mim dizer), tomá-lo como verdade sem sequer LER A NOTÍCIA antes e já sair na metralhadora giratória, puta que pariu! Ao protestar, tenha bom senso também. Atolar nossas MPs e o suporte com mensagens iguais não ajuda em nada.

Por fim, prestem atenção ao que estão lendo e não acreditem em qualquer boato, principalmente de quem, nitidamente, está com muita raiva. As pessoas quando estão furiosas, e falo por mim, têm tendência a aumentar as coisas e não entender claramente o que está sendo dito.
Pergunte a quem sabe = pergunte a quem divulgou a notícia = pergunte a nós. Assim você evita distorcer uma mensagem.


Resumo da ópera: A mensagem inicial "Melancolia profunda" se espalhou tanto e de tantas maneiras que voltou para nós como "Melancia na bunda".
Sem mais, meretíssimo.

4 comentários:

  1. Pra variar, post excelente. Galero da moderação tem que ter uma paciência de Jó, que olha... Parabéns pra vocês, viu?
    Não sei o que é melhor***: O telefone sem fio, a má educação ou as chantagens de 'vou excluir minha conta'. Gente, se não tá bom, faz a Roverta Miranda e VÁ COM DEUS, rs.
    Sorte, Myh. ;***

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo esse post, acho que vou lá copiar a mensagem no meu perfil. E o tanto de mensagem que a gente recebe igualzinha de o povo falando "ainn, pq? Ainn tamo fazendo abaixo assinado". Eu que não tenho nada a ver com a moderação já recebi mais de 50. Vcs então devem recebido mais de 500 neh. Na minha opinião Fanfiction é ficção de fã... DE FICÇÃO. Ou seja, em toda a história das fanfics, só conteporaneamente tenho visto essa mistureba com pessoas reais. Se o fenômeno começa as com as fanfics de Sherlock Holmes, e mais tarde com as fics de Star Trekk, POR QUE DIABOS EU TENHO QUE MISTURAR GENTE REAL NA PARADA? Na boa, vá escrever no querido diário, pronto falei, essa era minha opinião hehehe ^^.

    Olha, eu estou com seus materiais, e não vou rouba-los, não, fica sussa XD. É só que estou esperando o Seiji dar uma mudada na seção, conforme sugestão enviada, e assim que el o fizer, eu vou colocar TUDo ta? *-* Ta mto bom seu material. Valeu demais pela força!

    BjooO!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do post E nossa esse povo da categoria bandas já deu pra encher. Com todo respeito, mas eles agem como se o Nyah! Fanfiction e os moderadores que ali atuam, fossem obrigados a servi-los ou algo do tipo.


    Acham que reclamar e exigir explicações irá fazer a moderação mudar de opinião e vocês tem que aguentar tudo isso... Eu imagino a caixa de mensagens de vcs como deve estar.

    Eu acho que, se eles são tão arrogantes a ponto de reclamar tanto, dizendo que o Nyah! Fanfiction "já foi bom" ou "Em outros sites não há problemas com isso" então deveriam simplesmente sair do site e ponto.


    Vivem dizendo que o Nyah perderá "muito" com isso , mas não vejo OQUÊ o Nyah estará perdendo, já que essas pessoas são muito mal educadas...


    E foi bom vc moderar os comentarios do seu blog, porque senão até aqui estariam enchendo D:

    ResponderExcluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.