Resenha: Tropicália Gleek

terça-feira, janeiro 21, 2014
Wee, primeira resenha!
Abrindo a coluna com chave de ouro, temos a Carolina Herdy, com sua resenha da fanfic "Tropicália Gleek", para deleite dos fãs da série "Glee". Divirtam-se :D






Tropicália Gleek - Resenha
por Carolina Herdy


Tropicália Gleek. Duas palavras demasiado distintas para dividirem espaço em um mesmo título de fan fiction. Ainda assim, revelam bastante a respeito do enredo que intitulam.
Do fandom Glee, o famoso seriado americano, esta é uma fanfic que afasta impiedosamente os que não apreciam universo alternativo. Mas aos amantes desse gênero, a história é realmente atrativa. Acontecendo em uma pequena e pacata cidade chamada Lima, não sendo, de longe, a localizada em Ohio, conta com Rachel Berry como personagem principal: uma jovem universitária, garçonete, e cantora e atriz amadora. Cheia de sonhos na bagagem, tal como a Rachel que conhecemos, participa de um teatro amador da cidade, visando manter-se em contato com as artes que tanto ama.
Falando em artes, nessa Lima alternativa, o que predomina é a música popular brasileira. Exatamente. Os autores tomaram o cuidado de inserir clássicos da MPB na história. Surpreendentemente, isso não ficou tão deslocado assim no contexto.
Além de tudo, essa Lima conta com alguns justiceiros anônimos, mascarados, cujas identidades são perseguidas pela polícia local, uma vez que esses justiceiros procuram resolver a criminalidade por seus próprios métodos. Quando Rachel Berry é salva de um estupro por um deles, (uma, mais
precisamente) vê-se muito envolvida, não só com os misteriosos mascarados, mas também, com uma dos que vestem essa máscara, bagunçando seus sentimentos e seu modo de ver as coisas.
Claro que a fic tem romance. Não é muito, a ponto de ocupar páginas com cenas açucaradas, mas o suficiente para mexer com os corações dos
leitores. É importante alertar também que a bissexualidade é um dos temas abordados, não de um modo denso, mas leve. Não toma conta de toda história. Pode-se dizer que têm casais para todos os gostos.
Vez ou outra, a história deslisa de Rachel Berry para outros personagens, como Quinn Fabray, Santana Lopez, Finn Hudson, Mercedes Jones, dentre muitos outros, cada um inserido em seu cotidiano: seus empregos, seus estudos, suas vidas amorosas e é claro, suas posições em relação aos misteriosos vigilantes mascarados.
O contexto foi muito bem trabalhado, encaixando perfeitamente os personagens já existentes em lugares apropriados. Entretanto, para muitos, toda essa mudança pode ser um problema. Aqueles que estão deveras acostumados com os padrões estabelecidos pelo seriado talvez não se adaptem a essa fanfic.
Outra coisa que pode ser um incômodo para uns e uma benção para outros é o tamanho dos capítulos: são enormes, graças às descrições psicológicas minuciosas de cada personagem. Além do mais, conta com duas temporadas, tornando ainda maior. Isso pode ser encarado como um dos melhores pontos da história, no entanto, já que garantem ao leitor uma visão bem clara de tudo, por vários ângulos.
Claro que, como uma fanfic escrita por mãos amadoras, possui alguns deslizes. A escrita, na maior parte do tempo, é digna de um livro! Mas há um ou outro problema gramatical ou ortográfico, fora alguns problemas de revisão nos últimos capítulos da segunda temporada.
Apesar dos pesares, é uma fanfic envolvente, eletrizante, que prende o leitor do início ao fim, por vezes, inclusive, convidando-o a fazer parte da trama: sentir o que os personagens sentem, pensar o que pensam.
Vale a pena experimentar!


Links da fanfic: http://fanfiction.com.br/historia/300762/Tropicalia_Gleek/ e http://fanfiction.com.br/historia/412928/Tropicalia_Gleek_-_2_Temporada/


Perfil da Carolina no Nyah!: http://fanfiction.com.br/u/57640/

Quer participar também? Envie sua resenha por mensagem para nossa página.

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.