Top 5: Coisas irritantes que autores de fanfics fazem

sábado, maio 17, 2014
Olá, pessoas. Volto eu mais uma vez com o Top Five (daqui a pouco, mudo o nome do blog pra TopAlgumaCoisa, porque é só o que nem nessa bagaça).
Se é novo nessas águas profundas, só voltar um pouco nos posts anteriores. Tenho certeza de que ou você vai gostar de alguma coisa ou vai querer me bater, mas tudo bem. Já acostumei. Apenas um disclaimer pra quem chegou depois: a coluna reflete meramente minha humilde opinião de merda e vocês são livres pra fazerem seus próprios tops nos comentários.
Hoje vamos praticar o meu, o seu, o nosso esporte preferido: meter o pau nos outros. Não olhe pra mim com essa cara de ofendido(a). Se você está andando por aqui, provavelmente gosta tanto quanto eu de esculhambação. Então vamos a ela.
Com vocês, as cinco coisas mais irritantes que escritores de fanfics fazem:


*música solene de premiação chique de Roliúdi*




5) Hiato
Essa vai soar hipócrita pra caralho, pois quem me conhece sabe que estou enrolando há anos pra terminar uma história, mas a verdade é que hiato é irritante pra cacete. Tão irritante que até eu me odeio quando preciso fazer isso. Todo autor se irrita quando deixa uma fic em hiato. Não minta. Se você tem uma fic nessa condição, provavelmente já brigou consigo mesmo(a) inúmeras vezes pra terminar. Não tem coisa mais brochante do que querer escrever/ler o final de uma história esse filho de uma puta rampeira não sair de jeito nenhum.
As causas são várias. Vão desde falta de inspiração até a famigerada...

...preguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiça.


4) Escrever errado
Não, você não é obrigado(a) a ter uma gramática na cabeça. Mas saber que "com certeza" se escreve separado e "comigo" se escreve junto é o mínimo.
Nem comento quem escreve errado por preguiça porque se eu fizer isso, terminarei passando dos limites e xingando meio mundo, e já tenho inimigos demais. Não quero meu nome na macumba online.

Moral da história: fuja de escritores que "iscreven açin" como esse gatinho está fugindo seja-lá-do-que-for.


3) Erros tolos em geral: sinopse grande/curta demais, personagens mal-construídos, enredos bobos, etc.
Novamente, você não precisa escrever com o objetivo de ganhar o Nobel de Literatura, mas pelo menos vamos colocar um resuminho bacana nessa fic? Escrever personagens coerentes? Organizar um planejamento antes de escrever?
Colocar o primeiro capítulo no lugar de sinopse ou escrever o temido e desprezado "sinopse ruim fic melhor" e dizer que é sinopse, escrever personagens de qualquer jeito e disfarçar incompetência literária com uma história cheia de sexo bizarro, palavrões e "comédia" non-sense e ainda se achar O/A escritor(a) só porque tem mil comentários de uma linha não vale. É melhor ser rico no banco imobiliário.

Nossa reação ao encontrar uma "fic" como a descrita acima é basicamente a mesma deste pobre coelhinho.


2) Cobrar por reviews
Vou ser bem sincera: se em algum momento eu leio um "só continuo se tiver X reviews nesse capítulo", eu paro de ler imediatamente. Novamente, já fiz isso uma vez. Mas aprendi que estava errado e não repeti essa postura idiota. Mas tem gente que faz uma vez; quando consegue o que quer, finge ter se arrependido e, quando os acessos à fic caem novamente, faz essa merda de novo. Como se essa cobrança já não fosse escrota o bastante por si só, tem gente que escreve fics porcas e ainda faz essa chantagem barata.
Mas não para por aí. Não contente em cobrar por reviews, tem autor(a) filho(a) da mãe que ainda não se dá ao trabalho sequer de responder os reviews que ganha.

Até o gatinho acima resolveu se rebelar contra essa situação. 


1) Ser arrogante
Porque fic em hiato a gente perdoa. Se o autor escreve errado ou não sabe fazer uma sinopse, a gente pode dar umas dicas. Se ele cobra por reviews, podemos ir conversar com ele e tentar mudar a situação.
Agora se esse(a) imbecil acha que sua fic é a melhor do mundo e os leitores têm obrigação de ler, agradecê-lo(a) por escrever e deixar comentários do tamanho e da forma que ele(a) quer, não tem mais jeito. Gente arrogante que se acha superior (por qualquer motivo) tem mais é que levar chinelada na cara pra crescer e aprender a ser gente.
Se qualquer um dos itens anteriores dessa lista vier acompanhado de um autor arrogante, esqueça. Desista. Não perca seu tempo e procure uma pessoa que escreva melhor e seja humilde para aceitar seus erros, quando houver algum. Gente arrogante só ignorando e dando gelo. Quem sabe assim aprende algo?

Quando perguntado sobre o que acha de autores arrogantes, Teobaldo declarou: "perdi a fé na humanidade".




E aí? Quais as posturas mais irritantes na opinião de vocês? Que tópico faltou na lista?
De repente, rola uma parte dois...

7 comentários:

  1. Confesso que o primeiro tópico acontece bastante comigo, mas é por falta de tempo mesmo, ainda bem que eu não divulgo as minhas fics rsrsrsrr ia dá um ódio no pessoal rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Putz, tenho uma fic abandonada desde 2011, não me apedrejem HAHAHAHA
    Me recuso a ler fic assim! Totalmente de acordo com seu Top HAUHAUAHAHUAH parabéns!

    ResponderExcluir
  3. :v primeiro sempre ocorre comigo ou realmente é a preguiça atacando novamente ou...e lindo bloqueio de criatividade para escrever.

    Eu já encontrei uma moça "iscreven açin" e quando falei isso para ela,me xingou inteira :v eu hein...

    ResponderExcluir
  4. Exatamente assim! O escritor pede reviews a gente da e nem pra agradecer, e ainda se acha no direito de fazer ignorância pra quem da um "chega pra lá" nessas mendigação.

    ResponderExcluir
  5. O primeiro acontece comigo as vezes kkkkkkkkkkk.
    O 3 é uma coisa que eu sempre comento, não são poucas as histórias que a gente acha que tem um enredo que praticamente nem existe e a história se resume a sexo em todos os capítulos, isso é tão chato '-'
    Amei, concordo com tudo.

    ResponderExcluir
  6. Já aconteceu comigo de pedir reviews, me arrependi seriamente, não acho que seja justo com os leitores que acompanham nosso trabalho essa cobrança... Sem falar que alguns autores gastam o tempo que tiveram para postar um capítulo novo, para fazer uma atualização na história pedindo reviews... Isso é chato de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não se sinta tão mal assim.
      Às vezes, queremos tanto que nosso trabalho duro seja recompensando — Ou reconhecido — que nos deixamos levar.

      Já cobrei sim, visualizações ( às vezes me arrependo, mas às vezes não).

      Faz parte, não é mesmo? ❤

      Excluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.