Concurso de Resenhistas e Chamada para Inscrições no Ficwriter Facts Awards 2014

segunda-feira, dezembro 01, 2014
Olá, pessoas. Peço desculpas pelo longo tempo sem novos posts. Aconteceu justamente porque eu estava preparando as novidades que serão divulgadas aqui. Antes de tudo, gostaria de me dirigir à galera da página novamente e agradecê-los por todo o apoio até hoje. Espero que a página possa continuar agradando nesse restinho de 2014 e em 2015 ô/
Mas agora vamos ao assunto porque hoje a coisa, espero, vai andar bastante e o assunto é longo.
Primeiramente, QUER CONTRIBUIR COM O CRESCIMENTO DA PÁGINA E DO BLOG? AGORA VOCÊ PODE!


"AEEEEE"

Depois de tanto pensar a respeito, resolvi ceder a dois pedidos igualmente e agora não só teremos resenhas na página como teremos pessoas "contratadas" exclusivamente para isso para isso e uma delas pode ser você.
A partir de hoje, declaro abertas as inscrições para o Concurso de Resenhistas do Ficwriter Facts, que visa selecionar quatro resenhistas, sobre fanfics (preferencialmente) ou livros, para postagem semanal aqui no blog.



Requisitos:

Ter um bom nível de português.

Ter disponibilidade para escrever uma resenha por mês sobre qualquer livro ou fanfic/original a sua escolha (menos histórias de sua própria autoria).

Ser seguidor(a) da página e do blog.



Inscrições:
Os(as) interessados(as) devem enviar um e-mail para michele.e.bran@gmail.com com:

“[INSCRIÇÃO] - Concurso de Resenhistas” como assunto.

Uma resenha sua de qualquer livro ou fanfic/original a sua escolha em anexo, juntamente com link da história (para fics) e nome do(a) autor(a).

Informe se você deseja postar na primeira, segunda, terceira ou quarta semana de cada mês (será fundamental para fixação do cronograma do blog e da página).

Um textinho breve de no máximo cinco linhas sobre você (nome, idade, cidade, o que faz da vida, há quantos anos escreve e como começou se for escritor(a), hobbies, o que gosta, coisas do tipo), além de links para contato (de preferência Facebook/Twitter e/ou link do perfil no site onde tenha conta).
 
Processo seletivo:

O concurso será realizado em duas etapas: leitura e análise das resenhas enviadas e análise da disponibilidade dos(as) concorrentes.

Na primeira fase, será analisado se os(as) candidatos(as) seguiram os requisitos do tópico anterior, além de aspectos gramaticais  ortográficos em geral e estrutura da resenha (se apresenta bem o texto resenhado, apresenta pontos positivos e negativos, etc.); totalizando um mínimo de 0 e máximo de 10 pontos. Serão selecionados(as) os candidatos(as) que obtiverem mais de 7 pontos no total.

Em seguida, será avaliada a disponibilidade de tempo de cada inscrito(a), dando-se prioridade àqueles(as) que alcançarem maior pontuação.

O objetivo, ao final, é conseguir 4 resenhistas fixos para a página, um postando em cada semana do mês.

O processo vai durar até que os quatro sejam escolhidos, ou seja, pode ser prorrogado algumas vezes e não tem data definida de término.



Tabela de Avaliação:




INSCRITOS
Aspectos a Serem Avaliados
TOTAL
Inscrições de acordo com o solicitado (0 a 1 ponto)
Gramática e Ortografia (0 a 3 pontos)
Coesão, clareza e coerência
(0 a 3 pontos)
Estrutura da Resenha (0 a 3 pontos)




Observações:

O trabalho é totalmente voluntário. Se você tem muitas responsabilidades, talvez seja melhor deixar a oportunidade para outra pessoa. No futuro teremos outros concursos semelhantes e, caso você ainda queira, poderá participar.

Justamente por ser voluntário, fique sabendo que será tudo feito de graça. Nem eu, nem você, nem os outros colaboradores receberemos qualquer tipo de dinheiro, presentes, favores, etc. em troca de nossos serviços na página/blog.

Todas as resenhas feitas por você serão postadas no blog e divulgadas na página com os devidos créditos, não se preocupe.

Plágio é crime e mentira tem perna curta. Não envie resenhas de outras pessoas. Isso é totalmente reprovável. Se fosse uma história sua, você não gostaria de ver os outros lucrando (mesmo que seja só com cliques num blog qualquer) com seu trabalho, certo?

A administração do blog se reserva no direito de remover o(a) resenhista do quadro em caso de faltas seguidas (que serão descritas posteriormente) e substituí-lo(a) por outro(a) mediante reaproveitamento dos inscritos no processo seletivo, novo concurso ou convite.

Como o blog tem a vertente pessoal também, optei por não incluir os resenhistas como autores diretamente no blog, mas todos terão nome, informações pessoais e links para contato devidamente adicionados à sessão “Colunistas”. Justamente pra isso foi solicitado um mini-texto sobre você no ato da inscrição.

As resenhas deverão ser enviadas por e-mail para serem formatadas, postadas no blog com os dados do autor da resenha e do autor da história (fanfic ou livro) e divulgadas na página semanalmente.



Penalidades:

Será advertido(a) o(a) resenhista que:

Deixe de enviar a resenha na data programada sem justificativa e/ou aviso prévio.

Roube material de outra pessoa e o poste como se fosse seu.



Em caso de cinco advertências, o(a) resenhista será desligado(a) do quadro de resenhistas do blog e substituído(a).


E é só pessoas bonitas. Se tiver mais alguma dúvida, nos procure por inbox na página.
Desde já, boa sorte a todo mundo que se candidatar e espero ver as lindas resenhas de vocês em breve :)
Agora passemos ao segundo tópico.
Também seguindo sugestão dada no formulário de opinião feito na página recentemente, gostei bastante da ideia do Top de Melhores Fics eleitas pela página, porém acabei lendo bem pouco em 2014 (pelo menos no que tange a fanfics) e acabei protelando esse formato pro ano que vem. Então em 2015 o top 5 será feito pela página a título de indicação de novas fanfics legais pra ler, mas esse ano precisamos da ajuda de vocês pra isso.
Através de um formulário, faremos uma mega votação dividida em duas fases. Na primeira, serão de duas a cinco indicações em cada categoria (que estão descritas lá no form) e as cinco mais indicadas em cada categoria irão para a fase 2.

Nessa segunda fase, as cinco mais indicadas em cada categoria irão para a grande final e as vencedoras em cada categoria ganharão divulgação especial em um cronograma que será definido em breve (de forma que não atrapalhem as divulgações normais da página nem atolem o feed de vocês com mil e um posts seguidos).



OBERVAÇÕES:

É obrigatório que cada pessoa indique duas fics para cada categoria em que resolva contribuir.

O número máximo de indicações por categoria é cinco.

Respostas que não sigam essas regras serão desconsideradas.

Em caso de empate na primeira fase, será levada em consideração a qualidade geral da fic, ou seja, as com nível de português melhor e com enredo mais estruturado levam.

Os critérios de desempate da segunda fase ainda não foram fechados. Dependerão de quantas histórias forem indicadas, de quantas passarem de fase, da recepção do projeto, etc. Quando eles estiverem definidos, serão devidamente postados.

Não serão avaliados os seguintes itens: capa, popularidade, quantidade de indicações prévias na página nem preferência da nossa equipe.

Plágios, quando identificados, serão devidamente eliminados da competição e denunciados ao site em que estejam postados.

Poemas ficarão de fora dessa vez. Faremos um concurso/desafio específico só para eles posteriormente.
A votação ficará aberta até o dia 16/12. Resultados da primeira fase saem entre os dias 17 e 20/12 e a votação para segunda fase vai até o dia 31/12. Resultados finais serão divulgados na primeira semana de janeiro.

Qualquer dúvida, nos procure por inbox.

É isso, pessoas bonitas. Se não for pedir muito, também gostaria de pedir que vocês curtissem a página do blog no Facebook para ficarem por dentro de todas as postagens.
No mais, boa sorte pra todo mundo que for participar do concurso ou que for indicado ao top.
Obrigada mais uma vez e nos ajudem a divulgar ;)

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.