Top 5: Maiores Clichês em Sinopses de Fanfics/Originais

sábado, janeiro 24, 2015


Olá, mamíferos bípedes portadores de polegares opositores.
Já percebi que vocês gostam de tops e mais ainda quando falo mal de alguém, então vamos unir o útil (?) ao agradável (????????) e fazer um top 5 onde meto o pau no povo. Dessa vez, todos nós vamos rir juntos e, por que não?, nos reconhecer um pouco. Afinal, que escritor nunca deslizou num clichê feio?
Dá até pra fazer um drinking game. Pra cada fanfic/original que achar com uma sinopse semelhante, tome uma dose de tequila, vodka, cerveja, querosene, óleo diesel, perfume, qualquer bebida a sua escolha. Só não me responsabilizo por eventuais comas alcoólicos, beba por sua conta e risco.
Se segura na cadeira e vamos lá.


5) "...mas algo acontece que vai mudar a vida dela para sempre"
Aqui temos a história de Fulana. Ela era um garota comum, com uma vida comum, emprego comum (quando tem emprego), namorado comum (quando tem namorado) até que acontece alguma coisa que dá uma mudança de 180º da vida da criatura. E pode ser qualquer coisa. Mudança de cidade, de emprego/escola. Acidente. Abdução alienígena. Ataque zumbi.
Só que o mais comum é tropeçar num fulano bonitão qualquer que vai amá-la incondicionalmente mesmo ela sendo um pé no saco sem atrativo nenhum e os dois se conhecerem somente há cinco minutos. Só acho que poderia vir escrito no final da sinopse: "Mas algo acontece que muda toda essa vida sem graça (ou não) e a transforma numa fic com uma sinopse mais comum que fic do Justin Bieber traficante".

4) "Essa não é só mais uma fic de (...)"
Variação leve do tipo de sinopse anterior. Vamos aproveitar o mesmo exemplo acima. Fulana é uma garota comum, com uma vida comum, um emprego comum. Mas essa não é só mais uma fic sobre uma garota comum porque ela descobre um segredo misterioso que pode fazer o mundo descobrir a Pergunta Fundamental para a Resposta Final sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais.
Parece interessante, mas só até você perceber que o autor ou autora te enganou e é só mais uma fic sobre uma garota comum, sim, onde nada acontece e geralmente quem escreveu tirou pseudo-mistérios da orelha e vai resolver tão bem quando uma criança de 5 anos montando um castelo de cartas.

3) "Ele é Fulano. Ela é Beltrana. Ele sabe assoviar e chupar cana. Ela sabe andar de bicicleta tocando violino."
Clássico. E ainda vem acompanhado do mais clássico ainda "Poderia nascer um amor?". Aqui vou dar minha cara a tapa e falar que até já peguei um pouco dessa fórmula tosca, mas em minha defesa eu tinha 15 anos. Dá um desconto.
Esse clichê é irritante e ainda me deixa, particularmente, cheia de expectativas. Se topo mesmo com a sinopse acima, o máximo que eu acharia possível como resultado seria um espetáculo circense. Fanfiction Horror Story: Freak Show.

2) "Vamos ler e ver o que acontece?"
E variações. Para saber o que vai acontecer nesse tipo de história só lendo pra saber.
Mentira. Na verdade, é tipo novela. Todas as hipóteses que você formular no primeiro capítulo com base no que você leu anteriormente do mesmo gênero vão se provar verdadeiras. O máximo que pode te surpreender é o fato de quanto mais clichê a sinopse, mais leitores a fic tem. Impressionante.

1) E se?
Essa é mais em fanfic mesmo. E se fulano não tivesse morrido? Se fulana não tivesse entrado naquele carro? E se fulano tivesse escolhido sorvete de creme, não de milho verde? E se fulana tivesse combinado a bolsa com o brinco, não com o sapato?
Sempre isso. Geralmente acaba dando em algo que não tem nada a ver com o enredo original e na maioria das vezes os personagens agem de maneiras totalmente distintas. Podia pelo menos colocar que é UA, ia ser menos feio.


E vocês? Acrescentariam mais algum clichê à lista? Tem mais algum que irrite vocês?
Só deixar aí nos comentários ô/

Um comentário:

  1. "Ele sabe assoviar e chupar cana. Ela sabe andar de bicicleta tocando violino"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Resumiu a vida fofa, é só o que vejo nas sinopses por aí O.o

    ResponderExcluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.