E aí? Como divulgar um livro? [REPOST]

domingo, junho 28, 2015


Nada de rage, top 5, ou falsas polemiquetas hoje. Quero que você me ajudem com uma coisa, por isso mesmo, essa não é uma pergunta irônica nem vou apresentar uma resposta.
Todos os meses eu vejo mais e mais amigos tentando se lançar no mundo editorial e a grande maioria começa tentando divulgar sozinho, atrair um bom grupo de leitores para, só então, ir buscar alguma editora. Em alguns casos, as editoras é que vêm até eles...
Os modos de divulgação são os mais diversos. Criam páginas no Facebook, blogs, Tumblrs, fã-clubes no Twitter e vão soltando os capítulos aos poucos, alguns vão escrevendo conforme postam, outros já têm tudo pronto e apenas vão fazendo algumas mudanças de acordo com o feedback dos leitores.
E minha pergunta é: como eu poderia fazer isso sem encher o saco dos outros?
Porque não sei pra vocês, mas pra mim é meio chato me deparar com flood no Twitter e gente atolando minha caixa de e-mails com livros cujo estilo sequer se dão ao trabalho de saber se é o meu preferido  sobretudo de gente que nunca vi na vida.
Quero saber dos leitores das minhas histórias e daqui do blog que sugestões podem me dar. Soa narcisista criar uma fanpage no Facebook pra sua própria obra, ou é melhor criar uma página pra atrair leitores, sem tanta cara de fã-clube? Pega mal mandar tweets repetidos pros outros no Twitter, pra poupar tempo, ou é melhor gastar um pouco mais de tempo e tentar mandar mensagens mais "personalizadas"? E o blog? Tem problema ser com uma cara mais amadora (mesmo que no começo e depois vá melhorando) ou é melhor fazer com uma cara mais profissional? E Tumblr? Fazer ou não fazer, eis a questão.... Apostar em todas as frentes ou escolher aquelas em que se é mais "pop"?
Toda ajuda é bem vinda, até mesmo com sugestões diferentes dessas. Estou sempre por fora e na parte "social" sou um desastre completo (HUE). Sei o que preciso fazer, mas não como.
Até mesmo você, querido leitor fantasma, pode aparecer pra dar uma ideia. Será de boa ajuda. Conto com vocês :)

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.