Dicas de Organização – Parte 2: Métodos de Organização

domingo, julho 26, 2015


Olá, pessoas bonitas e (espero) organizadas.
Fiquei bem feliz com o retorno do outro post e me animei para fazer a parte dois mais rápido. Hoje quero apresentar pra vocês alguns métodos possíveis para organizar sua pasta de fics (que mesmo depois de você separou dos outros arquivos, ainda pode estar ― e geralmente está ― uma bagunça).
Os que apresentarei nas linhas a seguir são os mais utilizados (ou, pelo menos, os mais sugeridos), então fique livre para usar outro totalmente diferente. São apenas sugestões, e não significa que você precisa seguir à risca. Ou seja, você pode usar o grosso do método, mas adaptar os detalhes às suas necessidades. Caso use algum diferente, pode deixar nos comentários também. Se aparecer um bom número, faço uma continuação desse post.
Antes de irmos ao que interessa, vamos dar uma destrinchada nos arquivos que normalmente podemos encontrar numa pasta de fic. Em geral, separamos o planejamento de enredo e personagens, os materiais de pesquisa, as fontes de inspiração (imagens e/ou músicas) e o texto propriamente dito.
O problema é que, às vezes, tudo fica muito misturado e se torna difícil encontrar algo no meio de tanta coisa. Primeiramente, nomeie tudo, como expliquei no post anterior. Depois, é hora de colocar um pouco mais de ordem nesse pequeno caos restante.

› Método 1 – Lista Simples
Esse método é razoavelmente mais simples, mas vai exigir mudanças sempre que você resolver excluir um arquivo ou inserir um novo. Basicamente, você vai juntar todos os arquivos semelhantes num só (por exemplo, juntar no mesmo arquivo de Word tudo o que você tiver referente às pesquisas) e numerá-los quando terminar.

Na prática:
Dentro de uma única pasta (com o nome da história), os arquivos são nomeados da seguinte maneira (por exemplo):
1 - Plot
2 - Pesquisa (links e/ou textos)
3 - Procurando Inspiração (links de músicas, imagens, etc. para recuperar as ideias perdidas)
4 - Ideias (trechos que pensou pro futuro da história e não quer perder)
5 - História (interessante deixar claro no arquivo até que capítulo já foi escrito, ex.: História X – Até Capítulo 7)
6 - Personagens
Etc.

Desvantagem:
O método é um pouco problemático para quem quer as informações mais a mostra (como quem tem histórias mais compridas, precisa pesquisar sobre vários temas e não quer misturar coisas diferentes no mesmo arquivo) ou quem quer colocar muitos arquivos de diferentes formatos, como imagens ou músicas.


› Método 2 – Lista Detalhada
Basicamente, é uma versão mais detalhada que o método anterior, mas você não precisa juntar os arquivos semelhantes num só, apenas renomeá-los seguindo certo padrão.

Na prática:
1 - Plot
2 - Pesquisa - Construção de personagens
2 - Pesquisa - Construções no ano Y.
2 - Pesquisa - Sociedade no ano Y.
2 - Pesquisa - Dicas para fazer descrições.
*etc.
3 - Procurando Inspiração - Músicas
3 - Procurando Inspiração - Imagens
3 - Procurando Inspiração - Vídeos
4 - Ideias
5 - História - Capítulo 1
5 - História - Capítulo 2
5 - História - Capítulo 3
*etc.
6 - Personagens - Protagonistas
6 - Personagens - Antagonistas
6 - Personagens - Secundários

Desvantagem:
Basicamente, a mesma do anterior, já que algumas pessoas ainda podem se sentir incomodadas com a quantidade de arquivos numa mesma pasta.


› Método das Múltiplas Pastas:
Esse é o que uso, e imagino que será um dos preferidos de vocês. Resumidamente, dentro da pasta principal, são criadas pastas diferentes para separar os arquivos diferentes. Pode seguir o esquema de nomes da lista anterior, com a vantagem de poder colocar os arquivos diretamente (no caso das músicas e imagens), e não só o links.

Na prática:
1 - Plot
2 – Pesquisa
(e dentro da pasta)
Construção de personagens
Construções no ano Y.
Sociedade no ano Y.
Dicas para fazer descrições.
*etc.
3 - Procurando Inspiração
(Você pode colocar só os links dentro dos arquivos ou criar novas pastas para colocar arquivos de músicas, vídeos, imagens, etc.)
4 - Ideias
5 – História
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
*etc.
6 – Personagens
Protagonistas
Antagonistas
Secundários

Desvantagem:
Existem menos problemas com esse método. Se resume apenas em você salvar tudo nas pastas adequadas e não ficar colocando os arquivos onde der na telha. A parte fundamental não é aprender a se organizar, é aprender a manter as coisas organizadas e aprender onde colocou o que já está salvo e onde vai colocar os arquivos novos. No mais, é tudo tranquilo.

Espero que tenham gostado.
No próximo post trarei algumas dicas para quem escreve a mão, embora algumas sugestões possam servir pra quem escreve no pc também. Sugestões, críticas, etc já sabem, só deixar nos comentários (e aparecer no post de respostas :v ).
Até mais, e obrigado pelos peixes :D

Um comentário:

  1. Gostei das sugestões, mas no caso de música não gosto de deixá-las espalhadas pelo computador, para facilitar quando preciso do arquivo em sí, então geralmente crio playlists no player. Ou mais atualmente no spotify, pois assim eu carrego-as para qualquer lugar e os leitores podem acessar.
    E os cronogramas de profile eu também curto fazer em slide, assim posso adicionar fotos, descrições dos personagem, algum BG que o influência, trechos das letras que fazem sentido pra ele, e talz.

    ResponderExcluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.