Dicas de Organização – Parte 3: Organizando Papeis


Olá, pessoal.
Vimos nas últimas duas partes como você, que escreve no computador, pode organizar melhor seus escritos. Agora, trago aqui algumas dicas poderosas pra você que escreve à mão (primeiramente, meus parabéns, eu não consigo hahaha).
Espero que sejam úteis, e a parte de tudo o que está aqui ser sugestão também vale pra vocês. Nada é regra e não precisa ser seguido à risca. Adapte cada um deles às suas necessidades e faça o que funciona melhor para suas histórias. Não adianta de nada manter tudo organizado de uma forma que te atrapalha. Assim não é bem organização HAHAHA Você vai continuar se perdendo do mesmo jeito.
Mas vamos lá:


 Cadernos:
Uma forma fácil de se organizar sem perder nada nem se perder é organizar seus escritos em cadernos, de preferência um para cada história, usando as divisórias de matérias para os diferentes aspectos da história, tais como vimos antes (plot, personagens, pesquisas, músicas e imagens que inspiram, etc.). Caso não seja possível, você pode usar um caderno grande para organizar todas as histórias, mas é recomendável que para escrevê-las você use outro.


Pastas:
Você também pode deixar os papeis soltos, para deixar tudo mais flexível. Assim, caso erre ou queira acrescentar coisas novas, é só substituir as folhas. Você pode usar pastas comuns com o nome da história colado na lateral e/ou na frente, uma para cada história. Ou pode comprar uma daquelas pastas grandes com divisórias para organizar todas as histórias num lugar só e usar etiquetas nas abas para saber em qual divisória está cada história dentro da pasta.


Fichário:
Seria o meu preferido se eu escrevesse à mão por aliar o melhor os outros dois métodos. Ao mesmo tempo em que você tem tudo “preso” num lugar só e não corre o risco de deixar nenhuma folha cair, ou algo do tipo, ainda é um método flexível, no qual você pode tirar ou colocar novas folhas sempre que necessário.


Esquema Life-Planner:
Pra quem não sabe, life-planner é tipo um diário com várias sessões para que você possa organizar todos os campos de sua vida (estudos, compras, faxina, finanças, academia, rotina de alimentação, projetos e metas, etc.). Você pode comprar um pronto ou procurar por life planners free printables na internet. Eu peguei vários trechos diferentes pra montar o meu, quase todos eu achei aqui.
As coisas melhoraram bastante pra mim depois que comecei a usar e descobri que poderia fazer um life-planner-wannabe pra organizar minhas histórias também. Você pode organizar to-do lists para saber o que ainda precisa fazer (ex.: organizar pastas, pesquisar X coisas, planejar capítulo Y, escrever capítulo X, revisar capítulo Z, etc.) e ir riscando conforme cumpre cada coisa. Ou organizar sua rotina de escrita com week-planners. Ou baixar planners de projetos e organizar sua fic nesse formato. Ex.: Life-Planner > Fic 1 (com to-do lists, projetos, ideias, pesquisas, anotações, fichas de personagens, links inspiracionais, etc. dessa fic) > Fic 2 (idem) > Fic 3 (idem) e por aí vai.
Caso manje de Photoshop, pode até fazer os seus próprios fic-planners.

Por hoje é só, pessoal. Mas ainda falaremos mais sobre organização de algumas sessões do planejamento da história em específico. Acompanhem as cenas dos próximos capítulos e deixem seus comentários.

Até semana que vem :D

Um comentário:

  1. Não tenho escrito muito em papel nos últimos tempo, provavelmente porque eu acabo levando ou o note ou o celular para todo os lados, e acabo utilizando o evernote como to do list. Mas ainda carrego uma caderneta para ideias que surgem e coisa do tipo, que é meio bagunçada, já que horas surgem ideia novas horas ideias para aquela fic que já ta começadas. Você tem algum método para organização essas cadernetas de ideia que a gente carrega pra todo canto?
    xx

    ResponderExcluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.