Dicas de Organização – Parte 3: Organizando Papeis

sábado, janeiro 02, 2016

Olá, pessoal.
Vimos nas últimas duas partes como você, que escreve no computador, pode organizar melhor seus escritos. Agora, trago aqui algumas dicas poderosas pra você que escreve à mão (primeiramente, meus parabéns, eu não consigo hahaha).
Espero que sejam úteis, e a parte de tudo o que está aqui ser sugestão também vale pra vocês. Nada é regra e não precisa ser seguido à risca. Adapte cada um deles às suas necessidades e faça o que funciona melhor para suas histórias. Não adianta de nada manter tudo organizado de uma forma que te atrapalha. Assim não é bem organização HAHAHA Você vai continuar se perdendo do mesmo jeito.
Mas vamos lá:


 Cadernos:
Uma forma fácil de se organizar sem perder nada nem se perder é organizar seus escritos em cadernos, de preferência um para cada história, usando as divisórias de matérias para os diferentes aspectos da história, tais como vimos antes (plot, personagens, pesquisas, músicas e imagens que inspiram, etc.). Caso não seja possível, você pode usar um caderno grande para organizar todas as histórias, mas é recomendável que para escrevê-las você use outro.


Pastas:
Você também pode deixar os papeis soltos, para deixar tudo mais flexível. Assim, caso erre ou queira acrescentar coisas novas, é só substituir as folhas. Você pode usar pastas comuns com o nome da história colado na lateral e/ou na frente, uma para cada história. Ou pode comprar uma daquelas pastas grandes com divisórias para organizar todas as histórias num lugar só e usar etiquetas nas abas para saber em qual divisória está cada história dentro da pasta.


Fichário:
Seria o meu preferido se eu escrevesse à mão por aliar o melhor os outros dois métodos. Ao mesmo tempo em que você tem tudo “preso” num lugar só e não corre o risco de deixar nenhuma folha cair, ou algo do tipo, ainda é um método flexível, no qual você pode tirar ou colocar novas folhas sempre que necessário.


Esquema Life-Planner:
Pra quem não sabe, life-planner é tipo um diário com várias sessões para que você possa organizar todos os campos de sua vida (estudos, compras, faxina, finanças, academia, rotina de alimentação, projetos e metas, etc.). Você pode comprar um pronto ou procurar por life planners free printables na internet. Eu peguei vários trechos diferentes pra montar o meu, quase todos eu achei aqui.
As coisas melhoraram bastante pra mim depois que comecei a usar e descobri que poderia fazer um life-planner-wannabe pra organizar minhas histórias também. Você pode organizar to-do lists para saber o que ainda precisa fazer (ex.: organizar pastas, pesquisar X coisas, planejar capítulo Y, escrever capítulo X, revisar capítulo Z, etc.) e ir riscando conforme cumpre cada coisa. Ou organizar sua rotina de escrita com week-planners. Ou baixar planners de projetos e organizar sua fic nesse formato. Ex.: Life-Planner > Fic 1 (com to-do lists, projetos, ideias, pesquisas, anotações, fichas de personagens, links inspiracionais, etc. dessa fic) > Fic 2 (idem) > Fic 3 (idem) e por aí vai.
Caso manje de Photoshop, pode até fazer os seus próprios fic-planners.

Por hoje é só, pessoal. Mas ainda falaremos mais sobre organização de algumas sessões do planejamento da história em específico. Acompanhem as cenas dos próximos capítulos e deixem seus comentários.

Até semana que vem :D

Um comentário:

  1. Não tenho escrito muito em papel nos últimos tempo, provavelmente porque eu acabo levando ou o note ou o celular para todo os lados, e acabo utilizando o evernote como to do list. Mas ainda carrego uma caderneta para ideias que surgem e coisa do tipo, que é meio bagunçada, já que horas surgem ideia novas horas ideias para aquela fic que já ta começadas. Você tem algum método para organização essas cadernetas de ideia que a gente carrega pra todo canto?
    xx

    ResponderExcluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.