Dicas de Organização - Parte 4: Organizando Anotações

domingo, fevereiro 28, 2016

Olá, pessoas bonitas. Como vão?
O post de hoje foi um pedido da Pryh, do blog Criptografando Sonhos através dos comentários, respondidos aqui. Caso tenha sugestões, elogios, críticas e pedidos, só deixar aí embaixo também e eu respondo no próximo post da sessão.
Mas vamos ao post.
Eu sempre escrevi minhas histórias direto no computador, mas como muitos de vocês, prefiro fazer algumas etapas do planejamento à mão. Uso também o celular, mas o papel ainda tem uma grande importância em minha vida literária.
E aí surge mais uma dúvida. Como manter tudo isso organizado? Como anotar as ideias de forma que elas estejam sempre à mão, eu não esqueça nada e elas ainda fiquem arrumadinhas?
São essas as respostas que eu tentarei dar hoje. Aproveita que o tema é esse, puxa um papel e anota as dicas ;)


# Organize por história
Se escreve mais de uma ao mesmo tempo, ou anota quando tem ideias pras outras enquanto prefere escrever uma de cada vez, não anote tudo na mesma página. Isso vai misturar suas ideias. O ideal é que as anotações de uma história estejam todas próximas e separadas das ideias das outras.
Caso seja inevitável “misturar” tudo, ou elas já estejam assim, consiga uma forma de diferenciar que parte é de qual história (anotar com canetas de cores diferentes - azul pra história X, vermelha pra história Y, etc; usar marcadores de texto, etc). Isso vai ajudá-lo(a) a não se perder no meio de tudo o que você escreve, não perder nenhuma ideia e encontrá-la mais facilmente quando precisar (por isso, não esqueça também de anotar do lado uma legenda, para saber o que procurar quando precisar das ideias da história X).


# Organize suas anotações
Separe as que são ideias (para enredo, personagens e cenas, etc.) das que são trechos de cenas (diálogos, descrições, etc.). Se também faz to-do lists, é interessante diferenciá-las de algum modo também ou, de preferência, anotá-las em outra página.


# Esforce-se para manter tudo arrumado
Não adianta de nada levar um tempão se organizando apenas para depois bagunçar tudo de novo. Estabeleça suas próprias regras e aplique o método de organização que melhor atenda às suas necessidades, mas mantenha-o funcionando. No começo não é tão simples, mas com o tempo, o que antes era algo difícil e mecânico se tornará fácil e parte de você.


# Não anote em folhas soltas
O risco de acabar perdendo material é muito grande (eu já perdi um plot INTEIRO assim, dá até uma dor só de lembrar). O ideal é anotar no celular, num caderno, em uma caderneta, molesquinis, etc. Existem vários tipos, só escolher o que fica melhor pra você.
Se escrever em folhas soltas for algo inevitável, por gosto ou necessidade, cuide para grampeá-las, guardá-las numa pasta ou fichário, gaveta, etc. Em qualquer lugar, desde que estejam bem guardadas e você não vá esquecê-las ou perdê-las.


Prendedores de papel nesse estilo > também podem ser bastante úteis e costumam ser baratinhos. Creio que vende em qualquer papelaria.


# Tente, ao máximo, usar uma letra legível
Se prefere escrever à mão suas ideias (ou mesmo a história toda), colabore consigo mesmo(a). Pressa pode ser um problema, mas tente escrever com uma letra legível, que você possa entender facilmente depois. Ajude-se e facilite sua vida.


# Não tenha medo de recomeçar tudo
Em alguns momentos vai ser difícil seguir a dica anterior. Às vezes precisamos escrever aquela ideia incrível que nos bate no meio da madrugada e o sono costuma atrapalhar, ou podemos estar em um ambiente que não nos favorece (no metrô ou ônibus, por exemplo).
Então não tenha medo ou preguiça de passar a limpo suas anotações sempre que julgar necessário. Aliás, é bom fazer isso com certa frequência, principalmente conforme algumas ideias vão sendo aplicadas, algumas cenas vão indo parar na história e/ou atividades das listas vão sendo cumpridas e riscadas.


# Atualize-se
Retomando a dica anterior, se alguma ideia já foi posta em prática, se alguma cena já foi escrita, ou uma atividade da lista já foi cumprida, risque-a ou diferencie-a de alguma forma das que ainda precisa fazer.
Sobretudo, mantenha seus registros atualizados, principalmente as listas. Coloque-os em um lugar onde não se esqueça de consultá-los, assim tanto não esquece nada, como fica mais fácil seguir esse item.




Essas são as etapas que procuro cumprir sempre, e algumas a gente pode adaptar pra quem faz suas anotações somente no celular/tablet.
Se você tem mais dicas, ou quer pedir um post sobre alguma dúvida que o/a aflige, só deixar aqui nos comentários.

Espero que tenham gostado e até a próxima semana ;D

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.