Top 5: Dicas Financeiras

domingo, abril 24, 2016

Não sou lá uma pessoa de muitas virtudes, mas creio que a minha principal qualidade é ser econômica.
Consigo fazer malabarismos para me manter mesmo não tendo salário (desemprego é foda) e me mantendo só com mesada + pagamento de serviços de digitadora e afins. Embora não consiga comprar tudo aquilo que gostaria, pelo menos consigo pagar minhas contas direitinho e sem atrasos, além de conseguir sempre poupar um pouco.
Mas nem sempre fui assim, obviamente. Teve épocas da minha vida de eu ganhar dinheiro pra caramba e ainda assim terminar sem dez centavos no fim do mês (ou mesmo no vermelho).
Foi um longo caminho até eu chegar até hoje e, em tempos de crise, em que todo mundo meio que está quebrando os porquinhos pra catar as últimas moedas, acho que talvez seja uma boa compartilhar as dicas que aprendi para organizar minha vida financeira.
Pega papel e caneta, abre uma planilha no Excel e vem comigo ;)


5) Defina prioridades
Essa é uma das partes principais. Se você, assim como eu, ganha pouco, obviamente não pode sair esbanjando e tem que fazer escolhas sempre. Então repita comigo "pagar as contas em primeiro lugar, pagar as contas em primeiro lugar, pagar as contas em primeiro lugar".
Repita até colocar isso na cabeça.
Aprender a honrar seus compromissos é um dos primeiros passos para entrar na vida adulta. Internet, água, luz, telefone/celular, etc, etc etc. Suas principais despesas têm que estar no topo da lista. Só depois que todas elas forem pagas, é que você poderá aproveitar um pouco o que sobrar.
Se sobrar.
Bom, é a vida. Não podemos ter tudo. Melhor se acostumar com isso.

4) Pesquise preços
Ao comprar algo, o que quer que seja, pesquise preços e vá em busca sempre das ofertas mais em conta, mesmo que seja apenas alguns centavos a menos. No fim, esses centavos economizados podem te deixar com alguns reais a mais no bolso.
Também vale ficar de olho em promoções, descontos especiais e queimas de estoque. Há sites na internet só especializados em encontrar onde o produto que você quer está mais barato. Use e abuse deles.

3) Separe suas contas
Já definimos que as contas são a prioridade, certo?
Pois bem. Com isso em mente, mantenha boletos, faturas, carnês separados e sempre em um lugar onde você possa vê-los e assim não esquecer nenhum.
Não tem situação mais desesperadora do que descobrir que sobrou dinheiro no fim do mês e só lembrar que esqueceu de pagar algo importante quando já gastou tudo.
Vai por mim. Eu sei do que estou falando.

2) Economize
Quando a gente quer muito algo, especialmente um luxinho (como uma roupa nova ou um celular foda), é difícil querer esperar. Mas é extremamente necessário.
Vale muito mais a pena esperar e comprar aquele notebook gamer que eu você tanto quer à vista com desconto do que arriscar prestações mais numerosas que seus meses de vida e que vão bagunçar completamente seu orçamento. Especialmente, se você já tem outras prestações para pagar.
Também é interessante observar que não devemos economizar somente para comprar algo. Sempre pode acontecer uma emergência (uma doença, que fará você gastar com médicos e remédios; uma conta vindo mais alta que o esperado; alguma coisa necessária no seu dia-a-dia quebrar e você ter que pagar o conserto ou comprar uma nova, e por aí vai).
Tenha sempre dinheiro na reserva. É bem útil, e você nunca sabe o que vai acontecer. Vai por mim +1

1) Anote tudo o que ganha e gasta
Por último, mas não menos importante, não poderia deixar de vir a organização.
Manter sua vida financeira funcionando bem e sempre no verde é bastante complicado se você não sabe, exatamente, quando ganha no total, quanto gasta e quanto ainda tem.
O melhor é sempre anotar tudo. Eu faço tabelas mensais com tudo o que ganhei (de mesada, trabalho, poupança) e o que gasto (contas, despesas pessoais, comprinhas, etc); mas você pode fazer semanalmente ou quinzenalmente, se preferir.
No caso das contas a pagar, é interessante anotar também a data do vencimento e ao comprar algo, escrever o que e quanto custou.
Por fim, tem a terceira coluna, onde você vai anotar o que sobrou (quando sobrar, sei por experiência própria que isso nem sempre acontece hehehe). Assim você controla tudo e sabe exatamente de onde vem e para onde vai o seu suado dinheirinho.



Gostaram? Espero que tenha sido útil.
Qualquer dica que queiram acrescentar, só deixar nos comentários. Até o próximo domingo :*

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.