Dicas de Organização – Parte 6: A História em Si

domingo, setembro 18, 2016


Olá, estamos de volta com a série de posts sobre organização, e dessa vez para postar o último. Bom, pelo menos por enquanto.
Pode ser que no futuro eu tenha alguma ideia, descubra alguma coisa que tinha faltado, desenvolva ou encontre alguma técnica bacana de organizar coisas, mas por agora, é só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte
Enfim...
No post de hoje, veremos como organizar o texto de sua história de uma forma fácil e super tranquila. Será um post curtinho e mais objetivo, então vamos parar com a enrolação e vamos a ele.
Abra sua pasta de histórias e se prepare! ;)

# Divida por Capítulos
Esse é o conselho principal. A não ser que seja uma história bem curta, o ideal é dividir por capítulos. Isso vai evitar aquele texto gigante super intrincado num arquivo só além de facilitar na hora de enviar o capítulo pro beta-reader, por exemplo, ou no momento da postagem. Não precisa sair procurando onde começa e termina seu capítulo. Só selecionar tudo, copiar e colar no campo certinho.
Exemplo:
Capítulo 1 – TÍTULO
Capítulo 2 – TÍTULO
E assim por diante.

# Separe as cenas extras
Muitas vezes, temos vontade de escrever uma história paralela à que estamos escrevendo para contar certo evento no POV de outro personagem, por exemplo, mesmo que seja só para se testar e não vá para a história original (eu faço isso, às vezes, para ver em qual POV a cena funciona melhor ou quando fico bloqueada. É um bom exercício).
Nesse caso, guarde essas cenas extras em um arquivo separado, óbvio, devidamente nomeado de forma que você possa saber rapidamente do que se trata sem precisar abrir. Abra uma subpasta só para isso, se julgar necessário (por exemplo, se forem muitas cenas ou cenas muito longas).

# Guarde as cenas deletadas/retiradas da história
Primeiro conselho: não delete nada. Nunca. Jamais.
Separe uma pasta só para suas desistências, seja de trechos ou mesmo de histórias inteiras. De repente, você pode querer usar aquela cena em determinada história ou ter uma ótima ideia para retomar uma história parada há anos.
Nunca se sabe o que pode acontecer quando se fala de criatividade, então é melhor guardar do que arriscar perder.

# Separe as cenas escritas que pretende encaixar em algum momento
Lembra das ideias mencionados no outro post? Pois é. Mesmo quando elas deixam de ser ideias e se tornam cenas, diálogos, etc., elas devem permanecer separadinhas do texto original até que, obviamente, você descubra onde vai encaixá-las e adicione ao texto.


Por fim, lembre-se que organização tem duas palavras-chave: praticidade e utilidade. Afinal, se for para atrapalhar ainda mais sua vida, melhor estar como está, não é mesmo?
Descubra qual das muitas estratégias para as diferentes partes de sua história funciona melhor para você e siga em frente, ou misture métodos, desenvolva novos... Fica a seu critério. Desde que ajude você a se organizar e a permanecer assim, qualquer coisa é válida.
No mais, pedidos de post, sugestões, críticas, dicas e elogios, só deixar nos comentários. Nos vemos no próximo domingo :D

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.