NaNoWriMo 2016 - Bora?

domingo, outubro 30, 2016

2016 é um ano em que eu definitivamente aceitei o desafio de escrever como nunca. Ainda não sei se vou conseguir mesmo, mas seguimos na tentativa.
Após participar de dois Camp NaNo, resolvi participar do NaNoWriMo em si. Apesar de meus resultados empolgantes das duas edições do Camp (em abril, coloquei 30k como meta e escrevi 56k; em julho, primeiramente coloquei 40k, depois fui pra 100k e acabei escrevendo 123k), dessa vez o desafio é dez vezes maior pra mim.
Acontece que agora precisamos escrever 50k em uma única história e, bem... Isso não acontece pra mim há muito tempo. Simplesmente não consigo manter o foco, então torçam por mim.
Dito isso... mais alguém vai participar? Vai ser bom pra gente poder choramingar junto, sofrer junto, querer arrancar os cabelos junto, pensar em desistir junto e escrever mil vezes "não consigo escrever saporra" pra completar a meta do dia junto:


Pra já ir entrando no clima de sofrimento D:

Vi na Ficwriter Facts que tem várias pessoas interessadas, porém assim como eu, muita gente vai participar pela primeira vez, então algumas dúvidas surgem. Então também quero aproveitar o post para responder algumas das principais perguntas que apareceram.
Então começaremos pelo básico.
NaNoWriMo significa National Novel Writing Month. Apesar de ter o “National/Nacional” ali, escritores do mundo inteiro tiram o mês de novembro para escrever 50 mil palavras em alguma de suas histórias já existentes, para continuá-la, ou começar uma nova.
Antes de tudo, obviamente, você vai precisar se cadastrar no site, caso ainda não tenha uma conta. Acho que o que mais assusta a galera BR é o fato de o site ser em inglês, mas é super simples.
Se você não tem conta ainda, só clicar no Sign Up. Se já tem, só ir pra Sign In e entrar com seu e-mail e senha:



Para quem não tem cadastro, isso é bem fácil de fazer. Após clicar no Sign Up, vai carregar essa página. Você escolhe um nome de usuário, coloca seu e-mail, confirma seu e-mail, escolhe uma senha, confirma essa senha.
Depois seleciona o seu fuso horário, clica na primeira caixinha se tiver mais de 13 anos e na segunda, para aceitar os termos de uso (dica importante que o Bilbo nos deu n’O Hobbit: não assine/aceite nada sem ler antes :v).
Então, clica ali no captcha, depois em Sign Up (que não apareceu no print, mas fica logo embaixo) e voi là! Sua conta foi criada:



Com isso feito, vai carregar uma nova janela, onde você deve cadastrar a história que você quer escrever. O site não vai guardar sua história, falaremos disso mais detalhadamente adiante, é apenas para registrar suas estatísticas (como o projeto está avançando, quantidade de palavras que você já fez, etc.).
De novo, é super simples também. Clique em “create your novel” e espere:



Conforme o print abaixo, coloque no primeiro campo o nome de sua história e no seguinte selecione o gênero dela. Têm vários, de horror/sobrenatural até romance LGBT. Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de recorrer ao tradutor.
Em seguida, você pode escolher uma imagem para ser a capa.



Você também pode adicionar uma sinopse de seu projeto:



E um trecho dele:



Mas esses últimos dois campos não são obrigatórios, então não precisa preencher se não quiser. Depois disso, só clicar no “create novel” e já estará tudo pronto para começar. 
Além disso, você também pode adicionar amigos e badges a seu perfil, mas falaremos disso posteriormente, se vocês quiserem. Pra esse post não ficar imenso, vou me focar só nessa parte mais básica e nas dúvidas que vocês manifestaram na página, ok?
Com sua conta feita, agora é hora de irmos às dúvidas de escrita.
Primeiramente, você não precisa escrever em inglês. Tampouco postar sua história no site (nem existe essa funcionalidade, btw). Você vai escrever normalmente no seu editor de texto preferido e ir ao site apenas para contabilizar suas estatísticas, fazer alterações no projeto (se quiser), adicionar amigos, coisas assim.
Uma coisa importante sobre essa contagem que eu não sabia no primeiro Camp NaNo e quase fiz besteira. Você não vai registrar sua quantidade diária, e sim as somas das palavras escritas.
Confuso(a)? Vou dar um exemplo.
Supondo que já tivesse começado o desafio e estivéssemos no quinto dia. No primeiro dia, você conseguiu se concentrar bastante e escreveu 5 mil palavras com mais 1.600 no segundo, 2 mil no terceiro, 780 no quarto e teve um novo surto de ideias e alcançou mais 4 mil no quinto. Caso queira atualizar a contagem diariamente, você não deve colocar no campo de contagem 5 mil no primeiro dia e depois editar para 1.600 no segundo. Isso vai bugar suas estatísticas e fazer com que seu resultado diminua.
Você precisa somar as 5 mil do primeiro dia, com as 1.600 do segundo e assim por diante. Então, é só colocar no campo de contagem o resultado disso. Ao chegar ao sexto dia, você soma a quantidades de palavras escritas nesse dia com o que fez nos outros cinco, e assim por diante. Até alcançar as 50 mil.
Depois de alguns dias de desafio, vai aparecer para você validar sua contagem. Essa é a forma que o site usa para ter certeza de que realmente escrevemos tudo o que declaramos até então.
Você vai copiar TUDO O QUE ESCREVEU ATÉ O MOMENTO e colar no campo designado para isso. Com sua contagem validada, você ainda pode atualizá-la quando escrever mais, mas não coloque lá só o que você escreveu depois. Isso vai bugar tudo também. Quando escrever mais, vai ter que copiar tudo e colar todo o texto lá de novo.
O site não vai guardar nada do que você escreveu, então pode escrever em português mesmo. Também não precisa se preocupar com a qualidade por hora, ninguém além de você vai ler e o texto não será registrado nem divulgado (aliás, uma dica que dou é: não pare para revisar nada. Vai perder tempo. Só escreva. Depois você conserta).
Conforme você vai atualizando sua contagem (validada ou não), vai sendo gerado um gráfico com seu progresso e você também pode acessar os resultados de seus amigos, se tiver algum adicionado.

Print do site Conversa Cult.


E agora vem a dúvida final. “Será que eu vou ser capaz de completar o desafio?
Bom, só tem uma forma de saber, que é participando. Como vencedora de dois Camp NaNo, posso atestar que só depende de você. Talvez não role (vários de meus amigos não venceram o Camp, embora alguns tenham chegado bem perto), talvez você pare no meio (também soube de vários casos assim). Talvez eu também não consiga levar até o final, embora esteja bastante empolgada.
Mas a gente só vai fazer tentando.
Você não perde nada com a tentativa. Se não der certo, qualquer mil palavras que você tenha completado já será bem melhor do que quem não fez nenhuma, então não precisa ter medo. Várias histórias bacanas (várias postadas no Nyah, inclusive) começaram ou terminaram no NaNoWriMo. Pode ser aquela oportunidade que você precisa para se comprometer com a escrita e manter o foco.
Não precisa terminar a história, se conseguir avançar com ela, já será um progresso e tanto. Especialmente se você é como eu e só escreve “na marra”, quando tem desafios assim ou está muito, mas MUITO, motivada com o enredo.
Uma dica boa é não deixar pra escrever tudo no final. Tente escrever todos os dias. Dividindo o total por 30 (o número de dias de novembro), dá aproximadamente 1.667 palavras como meta diária. Não é muito, se você conseguir separar uma hora do seu dia para escrever de forma concentrada, realmente mantendo o foco e não parando para mais nada, dá tranquilamente para alcançar os 50k.
No meu primeiro Camp, optei pela meta de 30k, que dava mil palavras exatas por dia. Apesar de ter outras obrigações, consegui separar essa uma hora por dia e às vezes conseguia até escrever o dobro do que tinha me prontificado a escrever diariamente. O resultado disso foi que fiquei bem perto mesmo de chegar aos 60k.
Claro que pra quem está em época de provas na faculdade ou na escola, vai ser mais complicado, mas como eu disse, vale a pena a tentativa. Nem precisa ganhar. Avançar com a história já será um prêmio excelente.
Há até o recurso dos “sprints”, que é ótimo de participar quando você chamou amigos pra entrar na piscina gelada participar junto, mas mesmo escrevendo só já vai ajudar bastante. Trata-se de escolher um período de tempo para escrever completamente focado no que está escrevendo, sem parar pra banheiro, água/café, ou comer (exceto se for extremamente necessário), mas principalmente sem olhar a internet ou fazer qualquer coisa que te distraia.
Você pode fazer o sprint por dez minutos. Vinte. Trinta. Quarenta. Até mesmo uma hora, se você quiser. Se estiver fazendo sprints com amigos, a diversão reside no fato de que “ganha” aquele que escrever mais palavras no período escolhido.
Ganha o quê? Depende do que vocês apostarem, por exemplo, ou só os parabéns dos amiguinhos HAHAHAH
Por sinal, vale a pena falar das “premiações” do NaNoWriMo. Assim como no Camp, ao terminar o desafio e validar a contagem, ganhamos um certificado de que vencemos e imagens de vários formatos pra sairmos esfregando na cara da sociedade fazendo inveja pra quem não participou colocando em todo o lugar que é possível e chamarmos mais gente pra participar no ano que vem.
Além disso, vencedores do Camp e do NaNo conseguem descontos para comprar itens na loja do NaNo, como canecas, camisetas e material para ajudar na escrita (embora esteja em inglês e só pessoas com algum nível de domínio da língua vá conseguir explorar direitinho. Meu sonho ficar fluente logo para conseguir os diários de escritores que vendem lá ). Infelizmente ainda não há um prêmio em dinheiro pros vencedores (HUE).
Se você vai participar ou não, eu não sei. Mas eu gostaria muito de contar com sua companhia nessa jornada. Imagina só se você consegue finalizar uma história bacana? Depois é só revisar, postar e passar lá na page pra divulgar.
Mas mesmo que você não queira se arriscar, não se preocupe.
Você vai sofrer junto comigo DE QUALQUER JEITO porque farei um diário de bordo de minha jornada no NaNoWriMo. O que quer dizer que pelo menos teremos posts TODOS OS DIAS em novembro \ô/
Não prometo posts grandes, mesmo porque preciso poupar tempo pra escrever e minhas outras obrigações (uma delas, estudar HAHAHA). Mas trarei alguns breves updates a respeito do que tiver feito no dia.
Espero que mesmo não participando, vocês se divirtam com os posts (afinal, a desgraça alheia é sempre divertida) e se motivam a escrever mais. Mesmo que 100 palavras por dia. Já ajuda muito e, acreditem em mim, faz as historinhas de vocês andarem mais rápido. Melhor 100 que 0, não é mesmo? :D
Empolgados pra nova jornada? Nos vemos na próxima sem--TERÇA-FEIRA!!!!!!!!! Jesus! Ainda tenho que terminar meu plot e esse post está quase um TCC!
Fui Deixem eventuais dúvidas que ainda possam existir nos comentários e vou tentar responder por aqui mesmo, pra ser mais rápido :*

2 comentários:

  1. Acabei de me inscrever! Vamos ver se minha história desencalha kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação HAHAHAHA Boa sorte :D

      Excluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.