Preparação para o Camp NaNoWriMo

domingo, março 19, 2017

O post de hoje surgiu após a Sofia Sampaio perguntar na page como era a preparação da galera da page pro Camp NaNoWriMo. Como minha resposta seria quilométrica para os comentários, achei que seria melhor fazer um post (embora pra post eu ache meio pequena, mas oquei hahahaha). Além disso, acho que aqui fica melhor de divulgar e, de repente, o que eu vou colocar aqui pode ajudar nos seus preparativos.
Dito isso, vamos lá.
Até o momento, eu não comecei nenhum Camp ou o NaNo sem saber o que eu queria escrever. Eu posso ter mudado de ideia e ido escrever outra no meio do caminho, porém comecei com uma ideia X. Mesma coisa para agora em abril. Talvez eu mude (mesmo porque o Camp é bem mais flexível em relação a isso que o NaNo), mas vou começar com dois projetos.
E quando decido por tais projetos em detrimento de outros é justamente porque já tenho bem definida a ideia do que quero escrever neles. No mínimo, tenho um planejamento geral, um resumão com começo, meio e fim da história.
Mas vamos por partes. Minha preparação consiste em etapas. Primeiro analiso dentre as histórias que já tenho o planejamento pronto qual delas eu estou mais a fim de escrever. Decidido isso, abro esse plot para ver se está tudo ok, se quero mudar algo, retirar, acrescentar, enfim.
Fechando essa parte, vou para o campo das pesquisas. Faço um apanhado geral do que eu preciso saber (normalmente, conforme faço o plot, já vou fazendo esse roteiro também) e crio umas anotações ao longo do plot (que é o único doc que deixo aberto quando começa o Camp pra ir consultando e vendo o que vou escrever) conforme a pesquisa avança com os conceitos-chave que preciso saber para desenvolver o enredo mais ou menos bem (apenas algo preliminar. Depois quando a história fica pronta, ou a maior parte dela, é que vejo se realmente preciso pesquisar mais alguma coisa, que parte precisa de maior aprofundamento, etc, aí vou fazendo os ajustes. 100% de precisão não é algo com o que eu me preocupe nessa fase)
Toda essa parte pronta, vou colher coisas que me inspirem. Então faço uma pasta separada e coloco imagens de referência dos personagens, de cenários, de objetos que possam aparecer ao longo da história, fotos e desenhos que possam ter a ver com o enredo, etc.
Por último, antes de escrever, crio uma playlist (atualmente no Spotify, antes no pc mesmo) com músicas que eu goste e me deixem no clima para essa história, que tenham a ver com as cenas e personagens, que eu possa usar como epígrafes, etc.
Com tudo isso pronto, normalmente fica pronto um mês ou 15 dias antes do Camp/NaNo começar, vou tentar relaxar um pouco e fazer outras coisas pra deixar a mente fresca. Assim, quando o desafio começa pra valer, estou de boas para começar a jornada que durará o mês inteiro. Talvez seja por isso que eu tenha vencido todos até agora com uma larga vantagem (duas vezes quase dobrei a meta programada inicialmente, mas mesmo quando coloquei 100k, escrevi quase 25k a mais).
Esse é meu segredo: dedicação, organização e começar com a mente descansada. Tenta também! Vai que funciona ;)
O Camp só começa em abril, mas nos vemos no próximo domingo. Se vocês quiserem um diário de bordo, tal qual como foi com o NaNo, só deixar nos comentários ;)

4 comentários:

  1. Ótimas dicas! Também gosto de guardar imagens sobre os personagens, cenários e objetos para dar inspiração. Você salva no computador mesmo? Porque depois de um pane ter me feito perder um monte de arquivos, resolvi abrir uma conta no pinterest e amei a plataforma! Se não tiver, vale a pena experimentar :)
    Espero que você faça um diário de bordo! Foi ótimo acompanhar seu progresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço ambos, salvo no pc e no Pinterest ao mesmo tempo HAHAHA Só não organizei storyboards ainda porque só quero fazer isso quando as histórias estiverem publicadas, assim posso usar a plataforma para divulgar meu trabalho também. Mas infelizmente muita coisa só tenho aqui. Fico louca atrás de fazer backup HAHAHA
      Espero conseguir tempo suficiente pra fazer diários dos dois projetos <3 Mal vejo a hora de abril começar ^^

      Excluir
  2. Eu já tenho tudo pronto, organizado e definido, mas eu sou péssima em cumprir metas e principalmente em seguir regras, mas eu vou tentar mais uma vez e vou seguir tentando até algum dia conseguir atingir as metas que me proponho kkkkk
    Obrigada por ter feito o post, gostaria de ler os diários de bordo e já agora me diga se os diários de bordo ajudam você no processo de escrita.

    -Sofia Sampaio aka Elena Muller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, eu que agradeço a pergunta ^^
      O bom do Camp é que não é tão rígido quando o NaNo, você pode tranquilamente mudar de projeto ou de meta no decorrer do mês. Acho que por isso acaba sendo mais divertido até HAHAHAHA
      Os diários me ajudaram porque ao compartilhar minhas experiências, não só descobri algumas soluções pra problemas que enfrentei, como vi algumas pessoas bem interessadas nos meus escritos, o que me motivou a continuar mesmo naqueles momentos que bate o desânimo. Acho que vou fazer em todo Camp/NaNo agora :D

      Excluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.