Dicas para Fazer Capas e Banners - Parte 1: Fazendo Capas

domingo, maio 28, 2017

Esse post foi um pedido da Pryh no form de contato da page. Demorou, mas está pronto rs Porém ficou enorme porque eu queria falar muita coisa, então... A primeira parte está aqui hoje e a segunda virá em breve, assim que eu terminá-la rs.
Mas vamos lá!
Como eu já disse mil vezes em outros posts, a capa é, junto com o título e a sinopse, o cartão de apresentação de sua história. Não quer dizer que se você não faz capas, sua fic não será lida e comentada. Mas é fato que quando a capa é bem feita e tem a ver com o tema, ela chama bastante a atenção e tem um enorme potencial de atrair mais gente para ler seus textos.
Então hoje vamos aprender algumas dicas de como fazer uma capa bacana e chamativa.
Antes demais nada, um pequeno disclaimer: não sou designer. O pouco que sei, aprendi por tentativa e erro. Só muito tempo depois (já nessa odisseia de procurar uma identidade visual pra Page) comecei a catar tutoriais mais elaborados e me interessar mais por compor imagens bonitas e limpas. E aqui também cabe outro esclarecimento: pessoalmente, não gosto de capas muito carregadas, cheias de informação e milhares de efeitos. Algumas ficam lindas, de fato, porém é meu gosto, disgurpa rs. Isto posto, vamos começar.
Abra seu editor de imagens preferido e mãos à obra!


1 – Primeiras escolhas:
Ao decidir fazer uma capa, você tem que pensar em algo que passe a ideia do seu texto. Isso é fundamental para alcançar o público-alvo certo.
Imagine só ver na capa um casal super amorzinho se abraçando e achar que é um romance fofo e... ser uma fic de terror em que um psicopata começa a perseguir o casalzinho pela floresta? Quem não se importa com mudanças de expectativas, não vai ligar, mas quem veio porque queria só romance vai desistir de ler ao perceber isso. Além disso, quem gosta de terror, mas odeia romance nem vai abrir sua história.
Claro que pelo título ou sinopse você pode desfazer eventuais impressões erradas, mas há sites em que a capa é que acaba tendo mais destaque ou que a sinopse aparece apenas em partes e você precisa expandi-la para lê-la na íntegra. De qualquer forma, colocar uma capa genérica ou que passe uma ideia errada do que você escreveu pode afastar parte do público que você quer atrair.
Escolhida a imagem, vem a hora de pensar em outros detalhes. A capa vai ser vertical? Horizontal? O site em que você posta tem alguma restrição quanto a tamanho ou formato?
Apenas a título de exemplo, vamos fazer uma capa vertical para o Nyah. Lá, as capas precisam estar em formato .jpg e ser menores que 1000x1000px ou 500KB. Como eu faço no Photoshop, posso abrir uma imagem em branco indo em “Arquivos > Novo” e colocando as dimensões desejadas. Hoje vamos de 500x600px.


Feito isso, resolvi escolher uma imagem mais sombria para casar com o tema da história. Tem sangue (é de vampiros) e uma moça (tenho um casal de protagonistas, mas acabamos nos aproximando mais da moça por ser uma humana, gente como a gente) de cabelos escuros (minha protagonista também tem).
Na minha história, o foco é nas pessoas (quer elas precisem do sangue de outra pessoa, quer não). Por isso, coloquei um seumaninho como foco da capa. Mas lugares e paisagens também estão liberados se tiverem um grande peso na sua trama.
Ficou assim:



2 – Aplicando Efeitos
O importante aqui é decidir o que você vai fazer. De novo: opto por não colocar muito efeito sobreposto, mas vai de você. Inclusive, pode até nem colocar mais nada, mas supondo que você queira melhorar a parte visual, qual seu objetivo? Clarear ou escurecer a imagem? Realçar apenas uma cor? Colocar uma textura diferente?
Essa parte não posso ensinar porque não sou expert, posso falar apenas do que eu faço. Às vezes, escolho imagens de fundo claro e quero dar uma escurecida ou o contrário. Em outras, mexo apenas no contraste. Nada muito elaborado, só um tapinha no visual da foto.
Particularmente, amo aplicar texturas e realçadores de cor em imagens de fundo escuro. Não sei, mas aos meus olhos dá uma vida nova para a imagem. Não sei fazer muita coisa nessa parte. Apenas baixei umas actions e PSDs no DeviantART e nos tumblrs da vida e coloquei no meu PS conforme ensinaram lá rs.
Tenho algumas PSDs preferidas que acabo usando com certa frequência, como essa aqui:


Ainda é possível mexer (e quase sempre mexo) no contraste, brilho e saturação da cor à vontade. O resultado final fica mais natural e personalizado do que simplesmente aplicar um efeito pré-pronto.
A única dica que dou é para tomar cuidado aqui. Mexer com a cor demais ou colocar um efeito muito elaborado, ou ainda sair sobrepondo efeitos pode complicar sua vida na etapa seguinte...


3 – Escolhendo Cores e Fontes
Essa acaba sendo a pior parte pra mim porque sempre me apego há uma meia dúzia de fontes (Bebas Neue, Jellyka King’s Hat e Parisienne = ), e tanto acho feio ficar repetindo as mesmas toda vez como nem sempre elas combinam para o que tenho em mente.
Aliás, aqui vai outra dica: preste atenção à fonte que você está usando. Se sua fic é um sci-fi mega futurista e tecnológico, usar uma fonte gótica que remonte à Idade Média pode ser um tiro no pé. Assim como a imagem da capa, a fonte também precisa, de alguma forma, harmonizar com seu tema. Para algo medieval, recomendo a Knight’s Quest. Para uma futurista, aposta na Hacked que você vai bem. Todas as fontes mencionadas aqui estão disponíveis para download grátis. Só jogá-las no Google.


Aqui, eu escolhi uma mega elaborada e curvilínea por ser uma história de época. E a cor por ser uma fic de vampiros rs
E é aqui que entra a importância de tomar cuidado com os efeitos que você usa. Dependendo da combinação, pode atrapalhar a leitura. O ideal é fundo claro com fonte escura e fundo escuro com fonte clara, mas nem sempre é possível. Por isso, quase sempre lanço mão de styles (ou estilos) para o Photoshop (também há vários locais para baixar alguns; no DA, tem uns muito bacanas). Eles costumam aplicar sombreamento e/ou contorno que facilitam o destaque da fonte e permitem ler o que está escrito mesmo que o fundo e a cor da fonte sejam escuros.
Aqui é tentativa e erro mesmo: normalmente, penso na cor que quero usar e vou testando todos os styles parecidos disponíveis nos meus arquivos até encontrar um que case direitinho com a imagem. Não manjo muito de combinações de cores, vou no olhômetro, mas no Pinterest há muitas pastas de color combos, combinações bonitinhas de cores, que você pode usar sem medo de ser feliz.
Agora vamos a mais uma decisão: vamos ter frase de efeito? Se sim, o ideal é que era seja curta e direta, assim fica mais fácil colocá-la na imagem.


Nessa fic, escolhi uma assim e optei por fazer quebras de linha. Ao final, apliquei um style apenas pra destacá-la mesmo porque não queria colocá-la branca. Nada obrigatório. Só uma opção minha mesmo.
Por fim, você quer fazer uma capa clássica e colocar seu nome em uma posição que dê um ar mais livresco? É meio a moda no mundo das fics ultimamente, mas eu gosto bastante e tenho adotado nas minhas capas mais recentes. Em geral, coloco em cima, mas já coloquei na parte de baixo da foto algumas vezes. Também é importante tomar cuidado com a combinação de cores aqui. Facilite a leitura sempre.


Por último, há uma regra básica do design que diz que não devemos usar mais de três fontes na mesma imagem. Acaba poluindo, então tome cuidado. Também é importantíssimo balancear o visual. Até agora, usei apenas uma fonte manuscrita. Por ela ser muito pesada e ocupar um grande espaço na imagem, achei melhor deixar o visual mais limpo no resto da parte textual e colocar as outras duas mais próximas da letra de imprensa.
Procure sempre balancear isso. Se for usar uma fonte manuscrita para o título, tente usar outros tipos para outros elementos e vice-versa.
Por último, atenção ao tamanho. Muito grande pode cobrir muito da imagem (a não ser que seja sua intenção), mas muito pequena pode prejudicar a leitura. E a menos que você esteja no nível George Martin, que pode ganhar dinheiro apenas com seu nome, coloque o nome da história maior. Em geral, 99% do mundo das fics não faz ideia de quem somos, de tanta gente escrevendo. Por mais famoso que alguém seja em um círculo, certamente será um “Who?” em outro, como aqueles youtubers com mais de um milhão de inscritos que a gente nunca ouviu falar antes. Melhor atrair a atenção pra história.


4 – Últimos Detalhes
Pra mim, a capa já está pronta. Mas você pode querer colocar mais alguma coisa. Um brush, mais algum efeito, melhorar o contraste, etc... Deixe como preferir.
E aqui vai uma última dica: salve suas capas conforme seu progresso na edição for avançando, assim se depois de pronto você decidir que algum acréscimo não ficou bom, pode voltar pra uma versão sem aquele detalhe e modificar sem precisar fazer tudo de novo.
Algo como fazer uma pasta separada com vários estágios da edição com nomes que te permitam saber o que você fez aquela parte, como na imagem abaixo:


Ao final, foi tudo uma tentativa meio fail de repetir a criação da minha capa para “Sangue Eterno” que é uma das minhas maiores paixões e ficou assim:



5 – Disclaimer
Agora vem a parte preocupante: "posso usar imagens de outras pessoas na minha capa?"
Bom, eu uso desde sempre, mas risco sempre há de alguém não gostar, embora eu nunca tenha visto isso acontecer em quase 10 anos no meio das fanfics. Por via das dúvidas, algo que ajuda é dar sempre os créditos e apenas usar sem fins lucrativos.
Caso opte por usar apenas imagens free, por medo de dar treta ou preferência mesmo, há sites especializados nesse tipo de fotos ou artes. Tem o Pixabay e o Unsplash, que além de ter umas fotos realmente muito lindas, as disponibiliza para download em alta resolução e você pode usá-las à vontade.
Desnecessário dizer que se você vai fazer capa pra um ebook e postar na Amazon, por exemplo, precisa ser uma imagem livre de direitos ou cujos direitos você tenha adquirido através da compra. O 500px.com vende imagens bem bacanas de fotógrafos do mundo inteiro, a desvantagem é que é em dólar (e algumas bem caras, mas um dia eu chego lá rs).


Como falei lá no começo, não sou nenhuma especialista, tampouco estou aqui para dizer que meu jeito de fazer as coisas é o certo. Claro que não. Existem milhares de maneiras diferentes. É apenas uma sugestão, um conjunto de dicas para facilitar seu trabalho.
Usei aqui como exemplo funcionalidades do Photoshop, mas há vários outros programas que você pode usar e conseguir efeitos bacanas. Os programas Photoscape e Photofiltre são excelentes. Tem também o Canva, que é um site muito amor e bem fácil de usar que sempre me quebra muito galho quando formato o pc e fico sem editores de imagem por algum tempo.
Sempre há também a possibilidade de você contratar os serviços de capistas profissionais (pro seu livro) ou de páginas de capistas, que costumam fazer o serviço de graça, recebendo como pagamento apenas os créditos pelo trabalho realizado.
Tutoriais também não faltam internet à fora, tanto escritos quanto em vídeo, então divirta-se. Agora vou indo porque o post ficou gigante. Imagina se eu não tivesse dividido? rs
Até domingo que vem :)

2 comentários:

  1. OMG Tu fez o post <3 *pausa pra dancinha*
    Eu amei as dicas, muito bem lembrado essa ideia de balancear as fontes/cores da capas, muitas vezes a gente nem se liga nisso. A ideia de salvar a capa conforme o progresso é salva vidas. No photofiltre acho que se salvar em .pfi ele não junta as camadas e pode ajudar também, mas não tenho ideia se o PS tem isso.
    O site de styles que você citou, DA, qual é?
    Mih, muito obrigada por dar atenção a esse tópico que me deixa toda perdida, vai servir de norte para as próximas capas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demoro, mas faço HAHAHA
      Fiquei bem feliz em saber que o post ajudou, já que não sou especialista no assunto HAHAHA Fiquei com medo de não ser clara o suficiente, ou precisar acrescentar alguma coisa. Que bom que deu tudo certo.
      No Photoshop tem uma função parecida a essa do Photofiltre. Só salvar em .psd :D Inclusive fiz algumas das imagens da page e deixei um modelo em .psd pra ir editando as próximas.
      O DA é o DeviantArt. Se tiver paciência pra procurar (rs) dá pra achar coisa bem bacana por lá. Tem tumblrs muito bons também. Qualquer coisa, só procurar o nome do recurso no google, por exemplo: "styles photoshop", que aparece bastante coisa.
      Muito obrigada por ler *-*

      Excluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.