Balanço do Camp NaNoWriMo - Julho/17

domingo, agosto 06, 2017

Bem-vindos de volta, senhoras e senhores.
Com vocês um resumão geral de tudo o que aconteceu no Camp mais sofrido da história.
Pelo menos da minha história.
Lá vamos nós relembrar todo o sofrimento de novo...


O objetivo aqui não é fazer um apanhadão, mesmo porque todo mundo que acompanhou a saga já sabe quão perto eu estive de me foder totalmente nesse Camp.
O flop passou tão perto que arranhou minha orelha.
E isso me fez aprender algumas lições, que pretendo compartilhar com vocês porque pode ser bem útil. Além disso, registrá-las vai fazer com que eu as fixe para não errar mais e não quase flopar de novo no futuro.
Pois bem. Vamos às máximas desse mês que passou.


#Nunca mais coloco outra meta que não seja em palavras
Talvez eu esteja desviando o foco da culpa aqui (como aquele povo que só faz escolha de bosta e coloca a culpa de tudo ter dado errado na vida em inferno astral), mas o fato é que sinto que funciono melhor com uma meta em palavras.
Não sei, faz com que a coisa fique mais palpável na minha cabeça e, portanto, mais atingível.

#Preguiça e procrastinação ainda vão me foder
Só não digo que a duplinha dinâmica dos Ps vão me colocar em problemas sérios na escrita e na vida online porque já colocaram HAHAH Mas preciso ficar atenta para não deixar isso se tornar rotina e acabar lascando minha vida offline também.
Não deixe para atingir amanhã a meta que você pode atingir hoje. Senão, depois vira uma bola de neve e já era. As 3 pagininhas inofensivas viram 13. 20. 35... Aí quando você vê, tá umas 50 páginas lá atrás e arrancando os cabelos.

#Descanso é mais importante do que parece
Como vimos no primeiro post, algo que prejudicou meu rendimento foi ter vindo de um mês super agitado sem nenhum tempo para colocar a cabeça no lugar e arejar a mente.
O resultado da falta de folgas é que nossa mente fica cansada e, consequentemente, não consegue manter o foco e render o mesmo que antes. Fica a dica: escreva muito, sim, mas reserve uns momentos pra descansar também. É fundamental!

#Nunca mais escreverei sozinha
Como muitos de vocês já sabem, já é a segunda vez que criamos uma cabaninha da page. E olha... melhor decisão que já tomei.
Quando tá todo mundo passando pelo mesmo sufoco junto, a gente fica mais próximo e se incentiva a não desistir. Acho que se eu estivesse percorrendo esse caminho todo sozinha, já tinha chutado o balde há um bom tempo e ido colocar as séries em dia.
E nem precisa ser algo do Camp. Já reparei que quando a gente se cerca de amigos escritores (seja fazendo amigos em sites ou interagindo em grupos de Facebook), parece que ver os outros motivados para escrever nos motiva e ver que pessoas que nós admiramos e cujo trabalho acompanhamos passam pelo mesmo que nós (bloqueios, inseguranças, problemas pessoais, falta de motivação) nos deixa com aquela sensação de "não estou sozinha/o".
Se abrir um pouco e/ou ajudar os outros com esses problemas nos deixa um pouco melhor e nós ajuda a tentar encontrar um caminho para recuperar as palavras que perdemos.
Então esse post também é um agradecimento a todo mundo da nossa Cabaninha Lymda e Xerosa que comentou, que interagiu, que não deixou a peteca cair e ainda ajudou os amiguinhos. Sem vocês, nada disso (incluindo eu ter chegado à meta) seria possível.

6 foram foda

Dito isso... Vamos ao resultado!
Sim, eu acabei a revisão
Mas... duas coisas me surpreenderam.
A primeira foi a quantidade de coisa que saiu diferente do que eu esperava. Planejei meus personagens de um jeito e eles saíram de outro, com várias diferenças pequenas, mas que acabaram redirecionando o plot para um rumo inesperado.
Resultado: vou ter que alterar umas coisinhas.
Em todos esses anos nessa indústria vital, é a primeira vez que isso acontece desde que comecei a planejar.
Outra coisa tensa é que mesmo com 303 páginas prontas, segundo meu acompanhamento no Trello, isso é apenas... 58% da história.

MEU. DEUS.

Os capítulos que ainda preciso terminar (total ou parcialmente) são:


Sim, são 40 capítulos. Segura na mão de Deus e vai :v


Então resolvi fazer outra listinha, dessa vez limando todos os que já terminei totalmente ou já tenho algo feito, nem que seja só metade do capítulo. Restaram esses para escrever do 0:


Sério, dica pra vida: Nunca coloque "Eterno" ou variantes no título de sua história. A história corre o risco de ser eterna mesmo (mas sua paciência pra ela, não)

É por ainda ter tanto trabalho a fazer que, se você está pensando que acabou por aqui, está bem enganado. Eu e algumas meninas da cabana resolvemos nos unir e seguir escrevendo. Tiramos uns dias de folga, mas logo vamos seguir no nosso Camp Micareta Fora de Época. Quero terminar logo "Sangue Eterno" para poder fazer a revisão final e poder mandar pra beta, então seguirei escrevendo em agosto as cenas que faltam até acabar a história ou acabar o mês, o que vier primeiro. Caso eu acabe antes, pretendo emendar já a revisão de Firestorm porque né? Postar uma história é bom, mas postar duas é sensacional rs
A única coisa que me preocupa (e quero abrir o problema pra ver se vocês me dão uma luz) é o que fazer com essas primeiras versões que estão postadas no Nyah.
Por um lado, eu não quero apagar. Os reviews e recomendações são muito importantes pra mim e não quero que nenhum deles se perca. Mas por outro, morro de vergonha da quantidade de erro, breguice e bobagem que eu escrevia.
Já tentei ver com a moderação se era possível retirar o "concluída" de SE, atualizar o primeiro capítulo e deletar os outros pra continuar dali, mas perco os comentários dos capítulos excluídos (que é justamente o que quero evitar).
Então o que fazer? Apago mesmo assim? Deixo lá mesmo morrendo de vontade de esconder aquilo?? Salvar os reviews e recomendações em algum lugar e apagar? O que fazer, omg?
SAVE MICHELE JOYCE!!!!!!
Não pretendo fazer acompanhamento do Camp Fake, senão o blog vai ser só pra falar disso e quero voltar à programação normal, mas posso fazer um post extra no fim do mês se vocês quiserem saber como foi a experiência.
Deixe seu palpite aqui nos comentários e nos vemos no próximo domingo. :*

2 comentários:

  1. Eu ia dar a ideia de não apagar nada e só ir editando os capítulos normalmente, tipo como parece que você já fez uma vez pela nota dela. Mas, pensando bem, coloca versão 1 no título e um aviso na sinopse sobre a versão reescrita dela ser no link "X", e posta a segunda. Até porque pode ser muito interessante pra quem te acompanha ver o seu crescimento como autora, sério, é uma inspiração e tanto Michele!
    E boa sorte nessa segunda parte da empreitada porque bicha que história gigantesca! E obrigada por criar a cabana, realmente escrever em grupo ajuda a manter a motivação quando tudo que a gente quer é arremessar o computador pela janela e pular logo atrás. E seguimos com o camp Fake.
    XX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou entre essa hipótese e printar os comentários/recomendações e apagar, mas vou considerar essa ideia com carinho, muito obrigada pela sugestão *---*
      A história ficou bem maior do que eu esperava. 40 capítulos e isso porque tem uns bem grandes que eu estou considerando dividir. Se pá, fica uns 45. Ficou enorme porque tinha muita trama que é importante e eu precisei desenvolver, coisas que passaram totalmente batido e sem resolução na parte 1. Não quis repetir o erro. Só espero que as pessoas tenham ânimo pra ler HAHAHA
      E vamos lá voltar a escrever porque né? Ainda há toneladas de trabalho a fazer.
      Beijinhos :*

      Excluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.