Top 5: Minhas Manias de Escritora



Todo mundo tem manias. Das ok às mais bizarras, das que facilitam às que atrapalham nossa vida, todo mundo segue um ritual pra alguma coisa, acha incrivelmente necessário fazer algo antes de determinada tarefa sob pena de não fazer nada direito.
Eu tenho várias. Uma delas, lavar as mãos várias vezes. Mas as que mais me irritam são às em relação à leitura e escrita. Desde organizar os livros por ordem de tamanho na prateleira da estante (os maiores em baixo e os menores em cima da pilha ou os maiores no lado esquerdo e os menores, no direito) à só ler antes de dormir, existem inúmeras.
Hoje escolhi listar cinco manias que tenho em relação a meu processo criativo da menos para a mais irritante em minha opinião.
Sente-se confortavelmente (com as pernas esticadas e o pé esquerdo apoiado no calcanhar direito, com sua caneca de café por perto, a mão direita no mouse e a esquerda segurando o queixo) e vamos em frente!

5) Só escrever com uma caneca com água do lado
Não sou muito chegada em café ("Herege!" me gritará algum escritor lendo isso), e tenho preguiça de fazer chá o tempo todo (minhas sessões de escrita costumam levar mais de três horas seguidas quando a inspiração está em alta), então acabei me habituando a sempre deixar água por perto quando começo a escrever.
O engraçado é que tem funcionado maravilhosamente bem. Quando me proponho a escrever, as ideias fluem que é uma beleza quando resolvo parar de tempos em tempos para molhar o bico com água geladinha.
Agora não consigo escrever sem um copo cheio ou garrafinha por perto. Primeira coisa que faço após abrir o Word é ir correndo pra cozinha abastecer o estoque.

4) Escrever ouvindo música
Essas vocês já sabem, já falei em tantos posts que teria que fazer um mega listão aqui pra elencar todos. Mesmo que não tenha nada a ver com a história, lá estou eu com minhas mil playlists, inclusive com uma só pro NaNoWriMo, uma pra cenas de romance, outra pra cenas de treta, de drama, etc.
Agora estou tentando organizá-las por história. Vamos ver o que vai sair HAHAHA

3) Manter o Trello aberto
Agora começa a bizarrice. Não sei de onde essa veio, talvez do meu hábito de organizar toda minha vida pessoal por lá também. Tenho uma coluna só pros meus projetos de escrita, onde identifico por tags quais estão em andamento, os que ainda precisam de pesquisa, progresso da revisão e os que já foram concluídos.
Até agora tenho um total de 0 concluídos MESMO, mas let's que let's.

"Sangue Eterno" agora com capinha nova. Ali embaixo, as tags. O projeto seguinte é "Tempestade de Fogo", mas a capa não é definitiva, então ainda bem que não apareceu rs

Aliás, vocês querem um post sobre o Trello? Só deixar nos comentários.

2) Reler logo após terminar
Antes que venha um "mas você está violando sua própria regra, só é pra revisar quando passar um tempo !!!!!!CENTOEONZE!!!1111!!", já aviso que o motivo para eu voltar logo depois é eu ser COMPLETAMENTE APAIXONADA POR MEUS PERSONAGENS E NÃO CONSEGUIR LARGÁ-LOS
Quando digo que me divirto lendo minhas próprias histórias, não estou exagerando. É realmente a melhor parte de tudo pra mim. Claro que se aparece um erro grande demais, aproveito e corrijo logo, mas o propósito principal é meramente degustar o texto, saborear o fruto do trabalho.
Cheguei à conclusão que mesmo se eu postar e flopar, vai ter 23873524k de views apenas minhas de tantas vezes que vou ler sasporra

1) Terminar a história com capítulos múltiplos de 5
A MAIS IRRITANTE DE TODAS, PQP! Já cheguei ao ponto de retirar coisas porque ia dar 17, 22, 34 caps e eu quero só 10, 15, 20, 25, 30, etc.
Não consigo gostar da história e achá-la boa se ela tem 43 capítulos. Porém se termino e ela tem, sei lá, 40 ou 45... OH, QUE LEGAL, QUE MARAVILHA! Os olhinhos até brilham.
Não faço ideia de onde veio isso e não faz sentido nenhum. Acho que deve ser minha maior frescura de escritora EVER, e olha que tenho muitas outras, dava pra fazer partes 2 e 3 rs
Meu maior momento "WOW!" em relação a isso foi quando terminei de dividir os capítulos de "Moonlight" e deu 30 certinho, sem que eu precisasse redividir ou retirar absolutamente nada. Gerou um prazer quase sexual, a parada HAUAHAUAAHU

- Deu trinta capítulos certinho!
- ONH! *o*

E vocês? Alguém tem alguma mania tão estranha quando essas? Mais algum de vocês também sofre com algo dessa lista? Não me deixem ser louca sozinha, plis.
E lembre-se: não preciso de críticas, preciso de tratamento! (HUE) Até domingo que vem.

6 comentários:

  1. Hey, Michelle! Como vai?
    Sigo o seu blog há menos de um ano, mas AMO!!! Melhor e primeiro blog sobre escrita <3 E olhe que não é só porque escrevo e leio também, mas sim pela pessoa que é, dou altas gargalhadas com muitas coisas que escrever.
    Finalmente encontrei alguém com a paranóia dos capítulos múltiplos de 05! Agonia ver que a história tem 19 capítulos, mas existe aquela maravilha de epílogo para alguma coisa, certo?
    Bjinhos ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, flor. Seja bem-vinda ao blog (mesmo com atraso nessas boas-vindas hahaha) e espero continuar agradando com meus posts ^^ Dicas, críticas e sugestões são sempre desejadas, inclusive. Qualquer coisa, só falar.
      E estou tão feliz por encontrar alguém com essa mania que olha... até fiquei mais aliviada HAUAHAAU Embora a minha esteja um grau acima (não adianta ter 18 caps com prólogo e epílogo. O meu cérebro olha pro 18 lá embaixo e fica de cara feia rs), já é um alívio HAHAHAH
      Obrigada por ler e comentar e volte sempre que quiser :3

      Excluir
  2. hahaha me identifico super no 5). Eu odeio o sabor do café e chá dá preguiça de fazer, porque eu prefiro bebê-lo frio. Daí pra fazer e esfriar demora séculos e eu desisto da ideia. Então tenho sempre minha garrafinha de vidro com canudo duro, bem pinterest, com água do lado do meu notebook.

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com a música, porque ora eu quero escutar sem parar, ora me irrita escutar qualquer som quando estou tentando ler meus próprios pensamentos. Então muitas vezes eu acabo por nem escutar nada quando estou escrevendo. Só se quiser muito buscar inspiração em melodias.

    Gostaria muito que falasse do trelo pois tenho curiosidade de entendê-lo (opa, rimou rsrsrsrs). Uma vez eu lembro que criei conta, mas deu baita preguiça de aprender a mexer nele e apaguei a conta no mesmo segundo. Eu faço muito isso... o tempo todo... quase um hobbie macabro, criar contas e apagar elas depois de criadas kkkkk

    EU TAMBÉM FAÇO ISSO! Amo tanto meus personagens que eu copio as cenas, envio para a minha amiga (a gente troca leituras e se ajuda na hora de escrever ♥) e releio o que escrevi e enviei pra ela algumas vezes e fico ainda mais animada quando trocamos comentários sobre as cenas. É maravilhoso.

    Eu também tenho um probleminha com números, mas é mais com relação a serem pares ou Impares. É mais fácil eu acrescentar um capítulo do que dois, três ou quatro como você deve ter de fazer! kkkkkkkk

    Xa eu pensar em manias que eu tenho. Hmmmm. Eu acho que não tenho manias assim muito grandes, além de não conseguir de jeito nenhum escrever cenas adiante, mesmo quando tenho ideias. Normalmente eu anoto a ideia da cena e espero eu chegar lá com a história, de outro modo não escrevo.
    De resto acho que é só, mas meu alzheimer pode estar me fazendo esquecer de outras manias kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso deixar nada de vidro por perto porque meu gato adora desfilar na minha mesinha de trabalho, terminaria quebrando e indo vidro pra todo lado... Se bem que minha caneca é de porcelana, então continuamos com o alto risco rs.
      Eu só não escrevo com música os planejamentos porque preciso de concentração máxima, até pra não ficar deixando passar coisas em branco ou esquecer tramas. Mas pra história em si, sem música até vai, mas não é a mesma coisa, a menos que eu esteja muito inspirada.
      Olha, a preguiça não me larga, então te entendo HAHAHA Mas coloquei o post sobre o Trello na lista, vamos ver se sai antes de 2018 HAHAHA
      Eu fazia isso de mandar as migas quando elas entravam com mais frequência. Agora é todo mundo estudando e trabalhando, sdds aqueles tempos que não voltam mais HAHAHA Dá um gás a mais na escrita mesmo.
      Isso de números é um problema que tenho mesmo, inclusive ontem estava arrumando Moonlight e preocupadíssima com a possibilidade de não dar a quantidade certinha dos múltiplos de 5 que eu tanto gosto. Mas vamos torcer HAHAHAHA
      Outras manias que tenho é não conseguir escrever com nada em cima da mesa além da caneca com água ou do celular; só conseguir escrever quando estou sozinha; sair de todas as redes sociais (até ajuda hahaha); de vez em quando, parar e ficar com o olhar fixo em algum lugar (a janela ou a estante da sala, quase sempre) enquanto imagino a cena; só escrever hot na minha cama com o note no colo nas pernas cruzadas (juro por Deus, só sai assim agora HAUAHAAU); de vez em quando, levantar pra andar pela cozinha enquanto penso na próxima cena tbm e ainda devo estar esquecendo várias HAHAHAHA
      Muito obrigada pelo comentário *---*

      Excluir
  3. Já comecei o post rindo uma vida da sua mania para organizar os livros, porque é exatamente o mesmo jeito da minha.
    Quanto ao café, também não gosto muito, mas porque eu só tomo café quando acordo, durante o dia ou quando estou escrevendo o café parece me deixar mais agitada, o que acaba sendo contraproducente em relação ao meu distúrbio de ansiedade. E chá, só rola no inverno porque chá gelado dá mais trabalho para fazer, então acabo na água também.
    Eu acho que viver ouvindo música seria uma descrição mais adequada não? Porque pelo que tu fala também é uma dessas pessoas que ta sempre com o fone ou o player ligada. Melhor coisa. Eu tenho vivido muito de instrumental para os textos em inglês principalmente; não sei porque acho mais difícil me concentrar em outra língua com a música tocando de fundo. O próprio OmmWriter é um programa que me salva nessa hora porque tem sons de fundo e tudo branco em volta.
    Eu acabei de comentar num outro post que tava esperando o post do Trello, então deixa eu só ressaltar aqui: por favorzinho faz esse post <3
    Reler os trabalhos é uma parte boa porque (pelo menos no meu caso) muitas vezes esquecemos alguns detalhes de diálogos e faz a gente se acabar de rir de detalhes e tiradas. AMO!
    Eu ri muito dessa última, realmente é uma mania aleatória, mas meu lado organizada meio que entende o prazer de ver algo bonitinho assim.
    Acho que, além das que compartilhamos e que eu me lembre agora é só a questão de PRECISAR escrever com a letra justificada, parágrafo na primeira linha e letra calibre (a última parte me fode nos trabalhos acadêmicos porque me desespera escrever em Times, na verdade eu não gosto de serifa, desculpa ai mundo mas não me faz cansar menos as vista me cansa é a cabeça de surtar).
    E, olha, sou a favor de parte dois desse post, pois é sempre bom descobrir que não somos tão loucos sozinhos hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre organização de estante, estou chateadíssima com a minha que tá toda bagunçada e não sei nem por onde começar a arrumar HAUAHAU Mas ok, supero. E não bebo café mais por problemas de saúde mesmo (arritmia + começo de gastrite), então ainda bem que não sou chegada. Tomei por um tempo e é até bom, mas não dá mais então chega HAUAHAAU
      E adoraria viver ouvindo música, só não faço porque a bateria do meu celular é péssima e volta e meia descarrega do nada. Não posso levar o note pra cima e pra baixo HAHAHA Acho que só não ouço música pra estudar, ler e dormir mesmo, de resto... Até pra tomar banho eu ouvia há um tempo atrás, só parei pq tenho mania de pular e já queimei um celular fazendo isso com a mão molhada HAHAHAHA
      E o post sobre o Trello é um dos meus próximos <3 Acho que sai agora em janeiro. Dezembro eu quero fazer uns mais fáceis com menos prints e explicações porque estou descansando no NaNo e pesquisando pra uma série de posts especial pro blog da Liga (que eventualmente pode parar aqui também rs), então preciso de tempo pra isso. Mas assim que isso tiver terminado, farei um sobre o Trello e um sobre o Habitica, que me ajudou bastante no começo, mas acabei migrando pro Trello porque uso pra projetos em equipe também, e pra isso o Habitica não funciona muito bem.
      Eu tenho uma mania de fonte também HAHAHA Mas odeio a Calibre e a Times. Prefiro Verdana ou a Georgia, meu mais novo amor. Pra trabalho acadêmico, eu ia de Arial porque é mais parecida com a Verdana e minha faculdade liberava hahaha E tbm adoro texto justificado (por isso odeio ler no Wattpad pelo pc) e com 1,5 de espaçamento.
      Facilita muito minha leitura depois e acho que fica tudo mais organizadinho <3
      Já vou anotar essa pra parte 2. Acho que sai logo HAHAHA

      Excluir

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.