Guia Prático de Como Fazer uma Boa Fanfiction: Comentários


Vamos lá retomar uma das minhas séries preferidas
Para começar, tenha em mente que nem sempre uma história com uma escrita limpa, boa trama e personagens bem construídos atraem leitores e, por consequência, os tão sonhados comentários ou reviews.
O motivo disso? Temos vários.
Ideias muito complexas, tema pouco explorado e mais “underground”, histórias confusas, ritmo muito lento ou muito rápido, preconceito da audiência com certo tema abordado, mudanças muito radicais no decorrer da história, tema pouco atrativo, falha na divulgação do trabalho por parte do autor... Eu poderia ficar listando itens aqui por horas.
Para boa parte dos problemas, uma revisão cuidadosa e um bom leitor beta podem ser as soluções. Para os outros, resta a paciência e a persistência.
Nunca desista do seu trabalho por achar que não tem comentários suficientes. Comentários são apenas números, e isso não define a qualidade do seu trabalho. Temos histórias boas com muitos comentários, mas também temos as ruins muito comentadas. E no outro lado, também temos histórias ruins e boas que quase ninguém lê. É normal. Acontece mais do que se pensa.
O importante é você ter em mente que não se deve perseguir reviews apenas para ter volume: busque o feedback dos leitores para ter um termômetro de sua escrita, avaliando sempre o que eles julgam ser suas características positivas (para mantê-las e aprimorá-las) e o que ainda possa fazer errado (para se corrigir). Buscar números é como se viciar em drogas: a quantidade que você tem nunca vai ser suficiente e você nunca estará feliz com o que tem. Cuidado!
Além disso, temos dois cenários: há leitores que estão lendo e amando sua história, mas não sabem como expressar isso e preferem ficar quietinhos (os chamados “leitores fantasmas”; e também temos aqueles que nem tem contas nos sites e apenas leem, mas também te acompanham.
Com esse alerta, vamos ver hoje algumas dicas para escritores e leitores na hora de deixar e/ou responder comentários.


Dicas para deixar reviews:
- Sempre que comentar, se gostar da história, fale de seus pontos positivos. Muitos autores são inseguros (sério, muitos mesmo), não importando o quão bem escrevam, então mostrar que algo que ele batalhou muito para construir nos agradou pode fazer o dia dele.
- Seja sempre educado, mas não perca a sinceridade de vista. Procure equilibrar as duas coisas: trate sempre a outra pessoa como gostaria de ser tratado, mas não finja que não viu um erro. Nem todo mundo pode contar com o apoio de um leitor beta ou leitor crítico e faz isso sozinho. Mesmo quem tem ajuda de outra pessoa na revisão pode deixar um erro passar, acontece. O apoio de um leitor atento nessas horas pode ser tudo com o que essa pessoa esteja contando. Não custa nada ajudar nessa parte.
- Se seu problema é nunca saber o que dizer, uma boa dica é abrir um documento em branco do Word, por exemplo, e registrar suas reações conforme a leitura avança e depois organizar para mandar para o autor. Isso garante que você estabeleça um diálogo com o escritor, não esqueça nenhum comentário importante que queira fazer e ainda mostra que você realmente leu e está por dentro do que aconteceu na história.
- Não escreva seu comentário direto no campo de respostas. Escrever em um editor de texto evita que o comentário já incompleto ou com erros de digitação e ainda impede que o site atualize automaticamente e você perca aquele comentário quilométrico que levou minutos para escrever (dá um nervoso só de imaginar rs).

Dicas para quem quer receber reviews:
- Paciência. Muitas vezes as pessoas gostam de sua história, mas não deixam reviews por aqueles motivos que eu listei lá em cima. Seja insistente.
- Divulgue sempre! Antigamente (e eu sei que vou soar uma anciã de 90 anos falando isso), os sites online eram pouco frequentados, então era razoavelmente fácil postar algo e conseguir muitos leitores logo de cara. O combo de pouca gente no site e menos ainda escrevendo fazia com que muitas pessoas fossem descobertas e seguidas fielmente quase que por acidente. Era uma época em que os leitores, de fato, caíam do céu como chuva. Foi assim que bati 500 comentários em uma história e quase outros 500 em uma segunda. Mas esse tempo já passou. Hoje em dia, a gente precisa quase que se estapear por leitores. Só no grupo do Facebook do Nyah, são mais de 20 mil pessoas. No do Wattpad, o número mais que dobra: passa de 50 mil. Vamos dizer que metade do grupo do Wattpad poste no Nyah também e cada uma delas escreva apenas uma história: já são mais de 50 mil títulos, não podemos mais contar apenas com a sorte. Então se mostre! Faça divulgações chamativas, envie links de sua história quando pedirem e mostre seu entusiasmo com sua escrita. Não é garantia, mas é muito melhor do que esperar de braços cruzados os leitores virem. Spoiler: eles não virão.
- PELO AMOR DE DEUS, não rebaixe seu trabalho. Se achar que não está bom, volte e vá melhorar, mas não diga isso ao leitor. Especialmente, não na sinopse.
- Ao receber um review, responda. Mostre que tem carinho pelos leitores para que eles voltem para ler suas histórias, retribua nas deles se gostar do que eles escrevem e por aí vai. Construa um bom relacionamento e faça amigos.
- Se receber uma crítica, saiba que isso não quer dizer que aquele leitor odeia o que você faz. Muitas vezes, é justamente o contrário: ele gosta tanto do seu trabalho que quer ajudá-lo a melhorar. Você não é obrigado a aceitar tudo o que os outros falam sobre sua história, óbvio. Apenas se lembre de ouvir o que seus leitores têm a dizer. Eles podem ter opiniões muito valiosas.


Curtiram? Espero que sim :D

Nos vemos no próximo domingo.

Nenhum comentário

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.