Camp NaNoWriMo - Julho/18 - Semana 4 + Balanço Final



Eu sei.
Eu sei que o post era para ter saído no domingo (no máximo, até a terça, o último dia do desafio), mas infelizmente passei por umas turbulências no último fim de semana que me impediram de mandar notícias mais cedo.
Mas agora está tudo bem, sobrevivi e aqui estou... VITORIOSA EM MAIS UM CAMP, chupa, inimigas rs
Antes de mais nada, eu quero mesmo dizer que sou muito burra. Não, sério. Eu fiz uma coisa muito estúpida que atrasou meu progresso por uns bons dias.
Como já expliquei no começo, eu esqueci totalmente da existência do Camp NaNoWriMo até uns cinco dias antes de começar. Iniciei a fase de escrita praticamente no susto, apenas dando uma relida no plot para corrigir erros mais grosseiros, mas não tive tempo para passar um pente fino nele, muito menos para finalizá-lo.
Eu sempre digo que se minha memória fosse boa, eu teria menos da metade do trabalho que tenho fazendo as coisas e levaria menos da metade do tempo que levo para concluir todas as tarefas que preciso, e infelizmente é a mais pura verdade. Se eu tivesse me lembrado do Camp logo no começo de junho e me debruçado nesse plot de verdade, não só com o objetivo de terminá-lo, mas de verificar se tudo estava nos conformes, não teria passado por metade das raivas que passei nessa reta final.
Em resumo, minha querida protagonista, Selene, em suas idas e vindas, reencontrava uma amiga que tinha uma função bem pontual (e importante) no enredo, nas originalmente ela permanecia por mais tempo até, bem... até não ter mais função nenhuma e se tornar uma peça de decoração.
Incomodada com isso, resolvi chutar a fia do enredo e a danada resolveu me começar um problema. A princípio, estava tudo bem, tudo lindo e maravilhoso. Mas aí eu percebi que simplesmente não podia tirar a mana porque algumas revelações importantes para o enredo não aconteceriam sem ela. A Selene ficaria no escuro sobre coisas muito importantes e não teria nenhuma outra maneira lógica de ela descobrir porque ninguém mais poderia saber daquilo.
Entrei em parafuso.
Passei uns bons quatro dias escrevendo cenas do futuro para não perder mais tempo ainda (embora eu sinta que vá mudar radicalmente umas duas delas no fim das contas) até finalmente decidir o que fazer. A miga volta, mas vai cumprir sua função e depois não aparece mais.
Tanto porque não faz mais sentido nenhum ela voltar, como a partir de certo ponto, a história dela fica bem parecida com a de outra personagem, o que deixaria as coisas cansativas. Posso fazer essa desaparecer depois e focar na segunda, que até tem uma história de vida bem mais interessante e podemos aproveitar bem mais.
Com esta parte resolvida, finalmente me sinto segura para começar a abordar a parte da história que fiz na primeira versão. O enredo dessa primeira é bem interessante, até, e não quero perder. Então tratei de puxar uma subtrama que nos guiará para aquele ponto com apenas algumas mudanças pontuais, claro.
E eu bem sei que tinha prometido escrever todos os dias e talz, mas preciso de um tempo para organizar a bagunça que essa indecisão toda deixou e terminar logo esse plot de uma vez por todas para escrever com mais segurança sem ficar nesse vai e volta eterno. Chega!
Vamos aos números. Primeiro, o restante da tabela:


Acabo de me dar conta do quanto esse esquema de cores me irrita, acho que vou editar essa tabela assim que me lembrar.


E agora as estatísticas do Camp:

Acho lindo quando os grafiquinhos só sobem


Por fim, quero dizer que por mais cansativa e, às vezes, estressante que seja um Camp NaNo, ele sempre vem para me dizer que eu posso voltar a ser uma autora ativa se eu me esforçar o bastante. Se eu começar a ser mais focada, principalmente, e me dar conta que escrever parte no improviso nunca termina bem para mim.
Ainda preciso decidir algumas coisas em relação à história e corrigir alguns pontos defeituosos que ficaram pelo meio do caminho, mas é possível e é o que eu quero. É só começar a definir as estratégias que melhor funcionam, colocar as mãos à obra e deixar o navio da minha escrita voltar a navegar.
Será um pouco mais complicado nesse semestre porque as aulas já começaram e daqui a alguns meses teremos estágios (estou com medo pelo NaNo que pega justamente a época de estágio e provas, mas acho que qualquer coisa, só eu escrever aos fins de semana), mas se eu administrar direitinho o tempo, talvez volte a postar algum projeto grande esse ano ainda. Vamos ver.
Mas e vocês? Como foram? Alguém aqui participou? Alguém que estava na cabana quer deixar seus comentários e impressões também? Abram seus coraçõezinhos e nos vemos semana que vem.

Nenhum comentário

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.